Conteúdo

Câmara e Centro de Arbitragem de Conflitos promovem direitos dos consumidores

Consultas jurídicas são gratuítas

10 de setembro, 2012
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave
Tendo em vista aprofundar a colaboração estabelecida com a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em Dezembro de 2007, o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave, está a dinamizar uma candidatura designada ‘Fundo para a promoção dos direitos dos consumidores – 2012’. Trata-se de uma iniciativa que prevê a promoção de ações de informação e aconselhamento dirigidas aos consumidores residentes em Cabeceiras de Basto, através da realização de uma sessão bimestral de Consultas Jurídicas presenciais, com o diretor ou com um jurista do Centro de Arbitragem.
Uma ação que assume particular interesse para o Município na medida em que é facultado aos consumidores, através do agendamento prévio, o acesso a consultas na área do Direito do Consumidor (serviços públicos essenciais). Esta ação é também uma forma de potenciar uma maior proximidade do Centro de Arbitragem junto dos consumidores deste município.

Recorde-se que o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave tem como objectivos promover, entre outros: um serviço de consultadoria jurídica permanente para os consumidores comerciantes e prestadores de serviços; o acesso à informação dos consumidores, comerciantes e prestadores de serviços sobre os direitos e obrigações nas relações de consumo; a resolução dos processos resultantes das reclamações de consumo recebidos no centro e respetivo encaminhamento para as entidades competentes dos que tenham natureza criminal ou contra ordenacional; a resolução de conflitos de consumo objecto das reclamações através da mediação, conciliação e arbitragem.

De referir ainda, que estas consultas jurídicas são gratuítas. Os interessados podem efectuar as marcações no Serviço de Atendimento Único da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

A primeira sessão está agendada para o próximo dia 8 de Outubro, a partir das 10 horas e terá lugar no edifício dos Paços do Concelho.

‘Conheça os seus direitos e seja um consumidor informado’ é o tema desta iniciativa do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Scroll