Conteúdo

Ultraleves aterram em Cabeceiras de Basto

Iniciativa atraiu numeroso público ao aerodromo de Cabeceiras de Basto

10 de setembro, 2012
Ultraleves aterram em Cabeceiras de Basto
A Pista para Aeronaves de Cabeceiras de Basto, acolheu no dia 9 de setembro, mais um Encontro de Ultraleves. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal e pela empresa Emunibasto, com o apoio do Aeroclube do Norte, sedeado na Póvoa de Varzim.
A receber os pilotos estiveram os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Engº Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, bem como o vereador da cultura, Dr. Domingos Machado e a administradora da Emunibasto, Drª Fátima Oliveira.

Apesar das condições climatéricas serem desfavoráveis, esta iniciativa atraiu numeroso público ao aerodromo de Cabeceiras de Basto localizado na Serra da Cabreira, onde foi possível ver de perto as avionetas, bem como observar os movimentos de aterragem e de descolagem dos pequenos aviões que aqui se deslocaram.

Pelas opiniões recolhidas, tanto dos pilotos como do público presente, confirmou-se que este encontro de ultraleves foi do gosto de todos dadas as boas condições da pista e as magníficas paisagens que a envolvem.

Recorde-se que esta Pista foi licenciada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil no dia 15 de Junho de 2008, encontrando-se desde então em funcionamento e que pelas suas boas condições para a aviação civil e localização pode constituir-se numa infra-estrutura importante para o desenvolvimento do turismo, podendo ainda ser usada pela proteção civil, nomeadamente no combate aos fogos florestais dada a sua centralidade e proximidade da floresta das serras da Cabreira, Gerês, Alvão, Marão e Barroso e das bacias de água das barragens do Ermal, Rio Caldo, Venda Nova e Pisões.


Scroll