Conteúdo

Como diminuir o consumo de água na sua higiene pessoal

Programa nº9 – 03-09-2012

Com o desenvolvimento dos países, o consumo de água foi-se tornando cada vez maior o que também se verifica em Cabeceiras de Basto. Mas a água é demasiado importante para ser desperdiçada. É um bem valioso, indispensável para as nossas vidas, pelo que deve ser usada bem, sempre de forma racional. Sabia que uma torneira a pingar no final do mês corresponde a 170 litros de água desperdiçados?

Desta forma, a escassez de água potável torna-se evidente como uma preocupação de todos, pois é cada vez mais difícil encontrar água de qualidade.

O tratamento das águas exige um esforço económico e o recurso a várias substâncias, o que provoca impacto no meio ambiente. Por isso se pouparmos água, estaremos a contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta!

Como tal a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, apela a que no seu dia-a-dia tenha pequenos gestos, por exemplo na sua higiene pessoal, que podem poupar muitos litros de água e dinheiro no fim de cada mês.

Mantenha sempre a torneira fechada enquanto usa o lavatório para lavar os dentes ou fazer a barba. Use um copo para lavar os dentes ou encha o lavatório para fazer a barba. Poderá poupar entre 10 a 30 litros de água por dia.

Sabia que num banho de imersão na sua banheira, gasta cerca de 180 litros de água e num duche gasta 60 litros, se demorar apenas 5 minutos, mas se já demorar mais tempo ai já é desperdiçar tempo e água. Por isso opte pelo duche em vez do banho de imersão na banheira, pois gastará 50% menos de água e, se possível, encurte a duração dos duches. Isto porque menos 2 minutos debaixo do chuveiro implica uma poupança de 40 litros de água! Pode também desligar a água no momento de se ensaboar e/ou de aplicar champô.

Cada vez que descarrega o autoclismo, gasta de 7 a 15 litros de água. Por isso sugerimos que instale autoclismos duplos que têm dois botões, um para mais água e outro para menos água. Poderá optar por colocar no depósito do seu autoclismo uma garrafa cheia de água ou areia. Assim se a garrafa for de 1 litro, será 1 litro de água poupado na descarga. Não transforme a sanita em recipiente de lixo, pois vai obrigar a mais descargas.


“Um conselho amigo da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto no âmbito do plano para a racionalização de consumos e eficiência energética”
Scroll