Câmara de Cabeceiras sensibiliza para poupança de água
Medida integrada no «Plano para a Racionalização de Consumos e Eficiência Energética»
31 de agosto, 2012
Com o intuito de combater o desperdício da água e sensibilizar os munícipes para o seu bom uso, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto lançou no dia 30 de agosto, uma campanha para incentivar a poupança deste bem essencial à vida.
A campanha designada ‘Poupe hoje para amanhã’ pretende minimizar as consequências que poderão advir das condições climatéricas (seca) que se avizinham para os próximos meses, nomeadamente Setembro e Outubro, altura em que normalmente a falta de água regista o seu pico mais alto.
Para o efeito foi elaborado um desdobrável contendo um conjunto de dicas e conselhos tendo em vista informar e aconselhar os cabeceirenses para uma melhor e mais racional utilização deste precioso líquido.
Apelar para a redução dos consumos de água, em casa, na escola ou no trabalho é assim, um dos principais objetivos desta Campanha, lançada pela Câmara Municipal, lembrando igualmente que a água é um recurso natural limitado e essencial à vida. O crescimento da população e o desenvolvimento agrícola e industrial aumenta a necessidade crescente de consumo de água um pouco por todo o mundo.
No entanto, sendo a água património comum da humanidade, cabe a cada um de nós responsabilizar-se pelo uso que dela faz, já que muita da água é gasta desnecessariamente, em pequenos hábitos do quotidiano julgando tratar-se de um recurso inesgotável. Hábitos estes, que podemos alterar com pequenos gestos.
Durante esta campanha, os Serviços Municipais estão simultaneamente a efetuar um controle de avarias de contadores de água, em vários locais do concelho, sobretudo, onde tal situação se verifica com mais frequência.
De referir que estas duas medidas estão integradas no âmbito do «Plano para a Racionalização de Consumos e Eficiência Energética» que o Município Cabeceirense tem em curso de alguns meses a esta parte e que contempla várias ações de informação e sensibilização, entre as quais, a realização de um programa radiofónico semanal designado ‘Cabeceiras Verde’ e a divulgação de um conselho todas as semanas alusivo a temas diferenciados distribuido em formato papel e em formato digital quer nos serviços municipais de atendimento ao público, quer através do web site ou do facebook desta Câmara Municipal.
Previstas estão também, neste Plano, a racionalização e gestão de consumos energéticos nos edifícios municipais (Paços do Concelho, escolas, instalações culturais, desportivas, serviços sociais, entre outros), a racionalização e gestão de consumos com as infraestruturas municipais (iluminação pública, abastecimento de água e etar’s), bem como, a gestão de consumos ao nível da frota de veículos municipais (veículos de serviço, de recolha de resíduos urbanos, de limpeza de ruas, de transportes públicos, entre outros).
A sensibilização para a reciclagem, as compras verdes e a implementação de várias ações que visem contribuir para uma escola mais eficiente e sustentável, estão igualmente contempladas neste ambicioso Plano que se pretende agregue autarquias e população em geral em prol de melhor ambiente e menor consumo.