Conteúdo

Câmara apoia coletividades

20 de agosto, 2012
Sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu hoje, dia 17 de agosto, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

Dos assuntos tratados destaque para a decisão do executivo em prosseguir com o apoio às coletividades locais, consideradas parceiras privilegiadas no desenvolvimento ativo do concelho. Apoio este, que representa um valor global de 7.766,91€ a distribuir por várias associações de natureza diversa, seja cultural, desportiva, recreativa ou social.
Ao apoiar as coletividades locais, o executivo municipal está a contribuir para a promoção de várias iniciativas em diferentes espaços do território, cuja realização em muito contribui para a ocupação salutar dos tempos livres e bem estar de diferentes faixas etárias da população.

A verba destina-se assim, a impulsionar a concretização de algumas ações previstas nos respetivos planos de atividades das associações numa perspectiva de cooperação e parceria com o movimento associativo, que ajudam a desenvolver e a promover Cabeceiras de Basto.

Neste âmbito, destaca-se o apoio logístico e financeiro prestado à ARDCA – Associação Recreativa, Desportiva e Cutural de Abadim, destinado à realização do Oural Summer Party 2012. Uma iniciativa direccionada sobretudo ao público juvenil realizada no início de agosto em plena serra da Cabreira.
A Associação Desportiva Roladores de Basto recebeu igualmente o apoio logístico e financeiro para a promoção do VII Passeio de Cicloturismo de Cabeceiras de Basto realizado no final de Julho que integrou a participação de dezenas de ciclistas não só do concelho como de outros locais do norte de Portugal.

A Associação Nacional de Criadores de Gado de Raça Barrosã, foi igualmente contemplada com um apoio financeiro que se destina a ajudar a custear as despesas inerentes à realização do XXIV Concurso Pecuário de Raça Barrosã. Um certame anual a ter lugar no dia 18 de agosto, no qual participam vários criadores de gado do concelho de Cabeceiras de Basto.

Também o Desportivo do Arco de Baúlhe, recebeu uma verba para apoiar nas despesas com a realização do Torneio de Futsal de 5 que decorre entre os dias 30 de julho e 17 de agosto no Polidesportivo da Casa do Povo do Arco de Baúlhe.

Nesta reunião, o executivo decidiu igualmente apoiar financeira e logisticamente a Igreja Paroquial de S. Martinho do Arco de Baúlhe, tendo em vista a realização das Festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios a ter lugar nos dias 24 e 31 de agosto e 1 e 2 de setembro. Trata-se de uma importante romaria que atrai à vila arcoense milhares de visitantes e romeiros para participar e assistir aos diferentes atos constantes no programa.

Ao CEDRHUS – Centro de Desenvolvimento Hermígio Romarigues foi também atribuido apoio logístico para a realização da 1ª edição da LDA, Feira de Lazer, Desporto e Aventura, agendada para os dias 8 e 9 setembro e para a realização da 3ª edição da BastoNoivos a realizar nos dias 13 e 14 de outubro. Os certames decorrem em Cabeceiras de Basto.

À Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) foi atribuido apoio logístico para a realização da exposição «Vida Associativa» a realizar no âmbito da Festa das Coletividades/Feira dos Saberes e dos Afetos que decorre este fim-de-semana naquela freguesia.

Por fim, o executivo registou os agradecimentos enviados pela ANDDI – Associação Nacional de Desporto para Deficiência Intelectual, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e da Fundação A J Gomes da Cunha, por todo o apoio prestado àquelas agremiações.
Scroll