A etiqueta energética
Programa nº 4 - 03-08-2012
Ao escolher equipamentos energeticamente mais eficientes, está a poupar energia e também o ambiente.
No mercado, podemos encontrar variadíssimas opções de equipamentos. Para fazer a escolha mais acertada, consulte a respectiva etiqueta energética e opte por aqueles que apresentam menores consumos energéticos.
A nova etiqueta energética, disponibilizada em 2012, adiciona mais três classes de eficiência (A+, A++ e A+++) e elimina as classes “E”, “F” e “G” à etiqueta anterior. No entanto, por algum tempo, irão coexistir produtos com etiqueta nova e com etiqueta antiga.
Para alguns equipamentos, a etiqueta de eficiência energética é obrigatória (por exemplo, aparelhos de frio doméstico, máquinas de lavar roupa e loiça, entre outros).
Para a mesma capacidade e características, um aparelho classificado como A+++ é considerado mais eficiente e económico.
A etiqueta energética fornece informação sobre a eficiência energética dos equipamentos, os consumos de energia, os rendimentos, a capacidade, o ruído, entre outras, sendo uma ferramenta útil que permite comparar equipamentos semelhantes, sendo obrigatória para os seguintes aparelhos eléctricos:
• máquinas de lavar loiça e roupa
• frigoríficos e combinados
• fornos eléctricos
• aparelhos de ar condicionado
• iluminação
Portanto quando pretender trocar ou adquirir algum destes equipamentos, você pode comparar de forma fácil e rápida a eficiência energética e o consumo de energia.
Um conselho amigo da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto no âmbito do plano para a racionalização de consumos e eficiência energética.