Festa da Saúde e da Solidariedade e Convívio «Mais Vida» no Centro Hípico
Inclui ainda a promoção de várias atividades desportivas e musicais e convívio anual
13 de julho, 2012
Realiza-se durante o fim de semana próximo, dias 14 e 15 de julho, a sétima edição da
Festa da Saúde e Solidariedade e Convívio 'Mais Vida'. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, pela Basto Vida e pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), com o apoio da Emunibasto.
Sob o mote ‘Viver Mais, Viver Melhor’, a festa decorre este ano no Centro Hípico de Vinha de Mouros, onde estarão representadas trinta e seis entidades ligadas à saúde e à solidariedade, a que se associam 6 unidades móveis, que durante o certame vão promover rastreios, aconselhamento especializado e dar a conhecer à comunidade em geral os serviços, os equipamentos e as respostas a nível concelhio, sensibilizando simultaneamente a população para a necessidade de adotar hábitos de vida mais saudáveis, seja através de uma alimentação cuidada e equilibrada, seja através da prática de exercício físico.
A par do programa definido para os dois dias de festa, a população além de convidada a participar nos rastreios de saúde, pode também participar nos ateliers pedagógicos e de artes plásticas organizados pelo Programa Basto Jovem, Etapas e pela ADIB – Associação Diamizadora dos Interesses de Basto.
De referir no primeiro dia do certame, a dinamização do workshop subordinado ao tema ‘Cuidar na Demência’, promovido pela Associação Gestos que Cuidam. Uma iniciativa que terá como oradoras convidadas, a enfermeira Ana Sofia Taborda, cuja intervenção incidirá na abordagem da doença e na partilha de experiências que acumula com estes doentes e a Drª Maria Sousa, educadora social gerontológica, a quem caberá abordar a componente prática dirigida aos cuidadores informais e ao público em geral.
Este fim-de-semana, dedicado à saúde, inclui ainda a promoção de várias atividades desportivas e musicais, bem como, o almoço/convívio anual dirigido à população sénior do concelho, onde são esperados cerca de 900 participantes com idade igual ou superior a 60 anos.
Trata-se de uma ação solidária, cooperante e humanizada, assente num objetivo geral de combate ao isolamento e promoção da qualidade de vida. Este almoço-convívio pretende assim, proporcionar momentos de lazer e de confraternização à faixa etária mais idosa da população, estimulando uma vida mais ativa e ajudando a quebrar o ciclo de solidão e rotina que muitas vezes acompanha o quotidiano dos séniores.
Estas são as propostas para a edição de 2012 da Festa da Saúde e Solidariedade e Convívio ‘Mais Vida’, cuja realização, à semelhança das edições anteriores, pretende informar e sensibilizar a população contribuindo para que Cabeceiras de Basto seja cada vez mais um “Município Saudável”.