Conteúdo

Cabeceiras de Basto promove XII Festas das Associações

Certame reúne quarenta e quatro associações e instituições concelhias

21 de junho, 2012
Cabeceiras de Basto promove XII Festas das Associações
Cabeceiras de Basto promove a partir de amanhã, dia 22 de junho e até ao próximo domingo, dia 24 de junho, a XII Festa das Associações. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa municipal Emunibasto que conta com a colaboração das associações e instituições do concelho.


Ao longo de três dias, o certame reúne na praça Arcipreste Francisco Xavier de Almeida Barreto - Mercado Municipal de Cabeceiras de Basto – quarenta e quatro associações e instituições concelhias que darão a conhecer ao público o seu trabalho e a sua atividade, seja ela na área desportiva, etnográfica, cultural, recreativa, da solidariedade social, desenvolvimento rural e educação.

Atividades desportivas, animação musical, torneios, gincanas, arraial minhoto e concurso de marchas populares são alguns dos destaques da edição 2012 da Festa das Associações.

Para além das atuações dos Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez e Grupo Folclórico de S. Nicolau, da Banda Juvenil Cabeceirense, dos Cavaquinhos da Raposeira e dos alunos do Externato de S. Miguel de Refojos, o certame promove ainda o desfile/concurso das Marchas Populares.

Paralelamente, está prevista a realização de diversas ações não só no espaço do certame, como na Praça da República, no Pavilhão Desportivo de Refojos e nas piscinas municipais de Refojos e Arco de Baúlhe.
O evento dedicado ao associativismo encerra dia 24 de junho com a cerimónia de entrega de certificados a vários cursos de formação e dos prémios aos participantes das provas desportivas, concurso de ‘Varandas Floridas’, concurso de marchas populares e melhor stand presente no certame.

Trata-se por isso, de um evento que promove a partilha de conhecimentos e de experiências entre as associações e coletividades do concelho de Cabeceiras de Basto, estimulando as relações de cooperação entre os vários agentes associativos e a dinamização de diferentes associações, através da promoção de acções culturais, desportivas e de ocupação dos tempos livres.

A Festa das Associações possibilitará, ainda, a troca de experiências e a convivência entre as pessoas, fomentando o crescimento e o desenvolvimento do concelho e da região.

Dinamizar um conjunto diversificado de ações e proporcionar um melhor conhecimento da realidade associativa do concelho é igualmente objetivo desta iniciativa que agrega várias faixas etárias da população e anualmente atrai numeroso público.
Scroll