Conteúdo

Executivo municipal apoia coletividades

Deliberações da reunião da Câmara Municipalz

18 de junho, 2012
Ainda na sequência das principais deliberações tomadas em reunião de câmara, realizada sob a presidência do Eng.º Joaquim Barreto, no dia 14 de junho, no edifício dos paços do concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, decidiu prosseguir com a atribuição de apoios às coletividades locais.
Os apoios têm em vista ajudar a custear a dinamização de diversas ações constantes nos respetivos planos de atividades, bem como apoiar na beneficiação das instalações e apetrechamento de equipamento. De referir que todas as associações visadas sofreram cortes nos apoios concedidos, à exceção dos Bombeiros Cabeceirenses.

Neste âmbito, a Câmara decidiu atribuir a quantia de 30.000,00 euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, destinada a ajudar a suportar as despesas com a aquisição de uma VUCI – Viatura Urbana de Combate a Incêndios. Trata-se de uma decisão que vai contribuir para melhorar o parque de viaturas daquela coletividade e consequentemente, garantir melhores condições de socorro a pessoas e bens.

Nesta reunião o executivo decidiu também apoiar a ARCA – Associação Recreativa e Cultural do Arco de Baúlhe e desta forma ajudar a suportar as despesas tidas com a organização do Corso Carnavalesco que, em fevereiro último, atraiu à vila do Arco de Baúlhe, deste concelho, milhares de visitantes para assistir ao desfile que integrou diversos carros alegóricos e centenas de foliões, que percorreram as principais artérias daquela localidade.

Nesta reunião, o executivo deliberou igualmente, apoiar financeiramente o Grupo Desportivo de Cavez, com o intuito de ajudar a custear as despesas inerentes às atividades de futebol masculino e futsal feminino que desenvolve, à realização do torneio quadrangular de futebol ‘Marlene Pereira’ um troféu que conta com equipas dos quatro concelhos de Basto e se realiza anualmente em Agosto, bem como, colaborar na realização das provas de atletismo e animação musical integradas no programa das Festas de S. Bartolomeu. De referir que o Grupo Desportivo de Cavez, representa um importante papel na promoção de diversas ações de cariz desportivo e cultural, assim como, na agregação de dezenas de crianças e jovens da freguesia.

Também a ANAP – Associação Cultural, Recreativa, Desportiva Nuno Álvares de Pedraça, recebeu um apoio pecuniário destinado a suportar despesas com a realização de diversas iniciativas a levar a cabo durante o ano 2012 por esta agremiação, como são, a IV Desfolhada e Festa do Vinho, a I Noite de S. João e a VI Festa de Natal. Trata-se de ações dirigidas à população local, que promovem o encontro de gerações e de cultura e simultaneamente valorizam e divulgam os usos e costumes populares desta terra.

Também o Desportivo do Arco de Baúlhe recebeu apoio financeiro destinado a apoiar a formação desportiva na área do futebol para a presente época. Recorde-se que este clube mobiliza dezenas de crianças e jovens da região, fomentando a prática desportiva e a salutar ocupação dos tempos livres das referidas faixas etárias.

Também a Liga dos Combatentes – Núcleo Regional de Braga foi distinguida com a atribuição de um apoio financeiro destinado a suportar a realização de diversas ações promovidas por aquela entidade que integra entre os seus associados diversos Cabeceirenses e a quem prestam apoios diversos.

Nesta reunião, o executivo decidiu também apoiar a Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual – ANDDI Portugal, por forma a ajudar a custear despesas tidas com a participação de dois atletas do concelho no II Campeonato da Europa de Atletismo S. Down, que teve lugar em Angra do Heroísmo e durante o qual arrecadarm diversas medalhas.

Ainda no que ao desporto diz respeito, o executivo deliberou apoiar o Atlético Cabeceirense, atribuindo-lhe um subsídio que permita a realização de diversas obras de melhoramento e beneficiação do parque desportivo, bem como na dinamização de diversas atividades, tais como a formação de jovens na prática desportiva.

Por fim, a Câmara decidiu apoiar a Fundação A J Gomes da Cunha, atribuindo-lhe um montante financeiro destinado a custear despesas inerentes à realização do Corta Mato Regional de Inverno, que teve lugar em Cabeceiras de Basto no passado mês de março. Na prova, marcaram presença diversas equipas e dezenas de atletas provindos de vários pontos da região norte em representação de diversas entidades, proporcionando aos cidadãos portadores de deficiência, momentos de convívio e confraternização, de lazer e de competição salutar, transformando esta numa jornada diferente.

De referir por fim, que o montante global atribuído às coletividades referidas foi de 59.350 euros.
Scroll