Conteúdo

Cabeceirenses cantaram Abril

Comemorações do 25 de Abril prosseguem esta semana com a realização de várias atividades evocativas da efeméride

23 de abril, 2012
Basto em ação vence concurso de cantigas da liberdade
A Associação Basto em Acção foi a grande vencedora do Concurso de Cantigas da Liberdade, uma iniciativa que marcou este ano a realização do décimo segundo encontro de cantigas que se realizou ontem, dia 22 de abril, no Pavilhão Gimnodesportivo de Cavez e que juntou centenas de pessoas. Em segundo lugar ficou classificada a Associação Recreativa e Cultural do Arco de Baúlhe (ARCA) e em terceiro lugar o Coral S. João Batista de Cavez que receberam, respetivamente, prémios pecuniários no valor de 300, 250 e 200 euros.
Neste encontro/concurso subiram ao palco 27 grupos em representação das associações e instituições concelhias, 15 os quais que participaram no encontro e 12 que se apresentaram ao concurso. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Emunibasto teve como principais objetivos proporcionar um espaço de convívio intergeracional aos diferentes grupos participantes e celebrar a histórica da Revolução dos Cravos de 1974.

Ao evento não faltaram os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, os vereadores Dr. Domingos Machado e Francisco Pereira, os presidentes das Juntas de Freguesia, as administradoras da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira e Prof. Stela Monteiro, a diretora da Basto Vida, Dra. Catarina Ramos, membros da Assembleia Municipal, convidados e público em geral.
Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, agradeceu a presença de todos os grupos participantes, assim como do público que se associou à festa no Pavilhão Gimnodesportivo da freguesia de Cavez.

Para Joaquim Barreto “cantar Abril é prestar homenagem aos capitães, militares e demais cidadãos portugueses que nos deram a democracia e a liberdade”. Depois de elogiar a presença de pessoas de diferentes idades no encontro de Cantigas da Liberdade, o presidente da Câmara falou da importância dos ideais do 25 de Abril, da sua tradição e da sua cultura. “Queremos continuar a cantar Abril”, desejou Joaquim Barreto.

Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, felicitou a organização pela realização deste evento, realçando “as mensagens de liberdade” que foram interpretadas pelos diferentes grupos que fizeram “refletir o público” e incentivaram “à luta por uma sociedade mais justa”.

Reconstituição da Assembleia Municipal para 88 alunos


Esta tarde, inserida no âmbito das Comemorações do 25 de Abril, realizou-se a reconstituição de uma reunião da Assembleia Municipal para alunos do 4.º ano de escolaridade. A iniciativa, que juntou 88 alunos do Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos, teve como intuito promover a cidadania e dar a conhecer aos mais jovens o funcionamento da Câmara e da Assembleia Municipal.

A sessão contou com a participação dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. China Pereira, assim como do vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado.

Depois do vereador da Cultura dar a boas-vindas a todos os alunos e professores do Centro Escolar, o presidente da Câmara explicou às crianças o que foi o 25 de Abril e a importância que este acontecimento teve na nossa história, que viu cair a ditadura e nascer a democracia. Coube também ao autarca explicar o funcionamento da Câmara Municipal, assim como as suas competências.

Para além de dar a conhecer às crianças as características da Assembleia Municipal, o presidente, Dr. China Pereira, falou das responsabilidades desse órgão e das cinco reuniões que acontecem, anualmente, na Sala de Sessões da Assembleia Municipal, na presença dos 38 deputados municipais.
No final, os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal responderam às várias questões colocadas pelos jovens estudantes sobre diversas matérias relacionadas com o funcionamento da autarquia e sobre outros temas da atualidade, como a extinção das freguesias.

Programa

O programa das Comemorações do 25 de Abril prossegue esta semana com a realização de várias atividades evocativas da efeméride em Cabeceiras de Basto, com relevo para a Sessão Solene que se realiza quarta-feira, dia 25, nos Paços do Concelho. Destaque, ainda, no dia 27 de abril, para a presença do Dr. Mário Soares na apresentação do livro ‘Palma Inácio e o Golpe dos Generais [1974]’ do Prof. Dr. Luís Vaz, assim como na conferência ‘As Causas e os Valores de Abril e o Portugal de Hoje’ no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, a partir das 17.45 horas.

Promovidas pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Emunibasto, as Comemorações do 25 de Abril contam com a colaboração da Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto (ADIB), da Associação Humanitária dos Bombeiros Cabeceirenses e da Banda Cabeceirense.


Scroll