Conteúdo

Empresa Emunibasto apresenta Contas de 2011

Deliberações da última reunião de Câmara

23 de abril, 2012
Centro de Teatro mobilizou população e coletividades
Ainda na sequência das principais deliberações tomadas em reunião de Câmara realizada a 19 de Abril, o executivo municipal apreciou e votou o relatório de contas apresentados pela empresa municipal Emunibasto referente ao ano 2011. Neste âmbito, os documentos aprovados, reflectem a actividade desta empresa, nas áreas da educação, formação, cultura, desporto, ocupação dos tempos livres e turismo ao longo de 2011, desenvolvida de acordo com o Plano de Actividades e Orçamento.
O ano 2011 ficou marcado pelo aumento da quantidade e da qualidade dos serviços prestados à população, nomeadamente transportes e refeições escolares, prolongamentos de horário na educação pré-escolar, e outros projectos, bem como pelo desenvolvimento de novas acções.

Nos documentos agora aprovados, é de salientar que a Emunibasto, EEM: assegurou o transporte escolar diário a mais de 1.350 alunos de todos os níveis de ensino; forneceu ao longo do ano 2011, 117.656 refeições escolares o que representa 782 refeições diárias; proporcionou as Actividades de Enriquecimento Curricular a 760 alunos, o universo total dos alunos do 1º ciclo do ensino básico; assegurou o prolongamento do horário no pré-escolar a 192 crianças; envolveu no programa Basto Jovem e PIEC mais de 800 destinatários crianças e jovens; promoveu 8 exposições temporárias na Casa da cultura com 3.681 visitas; dinamizou as Bibliotecas na Casa da Cultura com mais 5.585 utilizadores; assegurou o funcionamento dos Espaços Internet, que registaram 25.850 utilizações; a Casa do Povo do Arco de Baúlhe recebeu 12.862 visitas; o Centro de Educação Ambiental recebeu 23.071 visitas; no Centro Hípico foram dadas 1.098 aulas de equitação e 5.953 voltas a cavalo; os Pavilhões Desportivos registaram mais de 88.000 utilizações; as Piscinas Municipais Cobertas com 26.208 entradas; as Piscinas Descobertas com 8.385 entradas.

Também a gestão do Posto de Turismo, das Casas Florestais e restantes infra-estruturas permitiu conservar e manter estes edifícios e disponibilizar informação e ocupação das mesmas, promovendo o turismo patrimonial e de natureza. Foram ainda, asseguradas visitas guiadas a diversos locais e edifícios turísticos do concelho, bem como editada a agenda cultura e outros suportes informativos de interesse para a promoção do concelho.

Relativamente à situação financeira da Emunibasto, E. E. M. de referir que apresenta, no final do ano de 2011, um resultado líquido positivo.

A taxa de execução da receita situou-se em 95%, tendo sido realizadas todas as iniciativas previstas no Plano de Actividades para 2010, que contaram com a cooperação de muitas outras entidades, nomeadamente juntas de freguesia, associações, clubes, instituições sociais, económicas e de solidariedade, uma grande participação popular que abrangeu crianças, jovens, adultos e idosos de todas as freguesias do concelho.
Scroll