Conteúdo

Cabeceiras de Basto festeja 25 de Abril

Programa variado e destinado a toda a população

17 de abril, 2012
O Município de Cabeceiras de Basto associa-se uma vez mais à celebração do 25 de Abril, efeméride que evoca a Revolução dos Cravos ocorrida a 25 de Abril de 1974 que depôs o regime ditatorial do Estado Novo e iniciou a implantação de um regime democrático.
O programa, delineado em cinco dias de atividades, arranca no próximo sábado, dia 21 de abril, com a inauguração da exposição ‘Comemoração dos 50 anos do Início da Guerra Colonial’, às 17.30 horas na Casa Municipal da Cultura.

À noite, a partir das 21.30 horas, o espetáculo invade os Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, onde o Centro de Teatro da Câmara Municipal Cabeceiras de Basto apresenta a peça ‘Olhar Fraterno – Tributo a Zeca Afonso’.

Para o dia 22 de abril, domingo, está agendado o XII Encontro/Concurso de Cantigas da Liberdade, uma iniciativa que acontece no Pavilhão Desportivo de Cavez, a partir das 14.30 horas. No dia seguinte, dia 23, o Auditório Municipal Ilídio dos Santos é palco da sessão /reconstituição de uma reunião da Assembleia Municipal para alunos do 4º ano de escolaridade, uma atividade marcada para as 14.30 horas e que pretende envolver a comunidade educativa nestas comemorações que assinalam os 38 anos da Revolução dos Cravos em Portugal.

À semelhança dos anos anteriores, a ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto organiza, no dia 24, o jantar comemorativo da Revolução dos Cravos, a partir das 20 horas.

No dia 25 de abril, as comemorações têm início com a realização de provas de atletismo organizadas pela ADIB, a partir das 9.30 horas no Parque do Mosteiro, seguindo-se, às 10.30 horas no edifício dos Paços do Concelho, o Hastear da Bandeira Nacional com guarda de honra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.

A Sessão Solene da Assembleia Municipal está agendada para as 10.45 horas na sala de sessões da Assembleia Municipal, onde marcarão presença os representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, os presidentes de junta de freguesia, entre outras entidades militares e civis do concelho.

A Corrida da Liberdade, também organizada pela ADIB, está marcada para as 11.30 horas, num trajeto que parte da vila do Arco de Baúlhe em direção à sede do concelho de Cabeceiras de Basto. Para as 12.30 horas está prevista a entrega de prémios das provas de atletismo e para as 15.30 horas o Concerto de Primavera pela Banda Cabeceirense no Auditório Municipal Ilídio dos Santos.

No dia 28, a partir das 21.30 horas, o espetáculo invade os Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, onde o Centro de Teatro da Câmara Municipal Cabeceiras de Basto apresenta a peça ‘Olhar Fraterno – Tributo a Zeca Afonso’.

Este programa, abrangente e diversificado, promovido pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, com o apoio da Emunibasto, da ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto, dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e da Banda Cabeceirense, tem como principal objetivo agregar várias faixas etárias da população em torno de uma data de grande significado para os portugueses.
Scroll