Presidente da Câmara inaugura Semana da Floresta e Primavera
Iniciativa decorre entre os dias 19 e 25 de Março
20 de março, 2012
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, presidiu esta manhã à abertura oficial da Semana da Floresta e da Primavera, um certame que decorre até domingo com um conjunto de atividades de cariz ambiental, voltadas para a comunidade escolar e para o público em geral.
Na abertura do evento, o presidente da Câmara fez-se acompanhar pelos vereadores Dr. Jorge Machado e Francisco Pereira, assim como pela administradora da Emunibasto, pela diretora do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e pelo diretor do Externato de S. Miguel de Refojos, entre outros convidados.
Depois de uma visita pelos 17 stands expositores de produtos locais (mel, artesanato, queijos, doces e licores, azeite, cortiça, vinhos, entre outros) e associações que integram a exposição ‘A Floresta e os seus usos múltiplos’ junto ao Externato de S. Miguel de Refojos, a comitiva acompanhou as várias ações na Praça da República, entre as quais as oficinas criativas e os ateliês de expressão plástica, o teatro de fantoches e a exposição de espantalhos intitulada ‘Os Vigilantes Silenciosos’.
As atividades prosseguem esta tarde, a partir das 14 horas, nos Parques Florestais – Floresta Verde em Chacim - Refojos e Vila Nune com limpezas, retanchas e podas de árvores, ações estas associadas ao Movimento Plantar Portugal.
Durante a tarde decorrem ainda ações de sensibilização ambiental à descoberta da natureza com peddy papper e caças ao tesouro no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, na Praça da República com visitas às exposições patentes ao público e a participação nas diversas atividades em desenvolvimento e no Parque do Mosteiro com diversas ações desportivas.
Amanhã, dia 21 de março, a iniciativa continua com várias atividades lúdicas e de sensibilização ambienal a realizar nos diferentes ‘palcos’ desta Semana da Floresta e da Primavera de Cabeceiras de Basto.
Destaque para a plantação de árvores pela manhã, na Boavista e Parque Geriátrico em Refojos e também na Serra, Arco de Baúlhe, ações que envolvem não só a comunidade educativa, mas também os utentes dos Espaços de Convívio e Lazer do concelho e do Centro de Dia da ADIB. Destaque também, para a palestra subordinada ao tema ‘O uso múltiplo da floresta e prevenção de fogos florestais’, a ter lugar pelas 11h30m, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos, tendo como orador o edil Cabeceirense, Engº Joaquim Barreto.
À tarde, além das atividades permanentes referidas, é de salientar o simulacro de combate a incêndios florestais a realizar pelas 14h30m, no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, com o apoio do Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e a participação do Clube da Floresta ‘Os Javaleiros’, de Cavez.
O programa prossegue nos dias 22 e 23 de março, com a realização de acções sobretudo direcionadas para a comunidade educativa, mas abertas à população em geral, destacando-se no dia 22 de março, a realização de uma ação de sensibilização para as boas práticas no tratamento de resíduos, a ter lugar pelas 9h30m, no Auditório Municipal Ilidio dos Santos e que conta com o apoio da Resinorte.
Esta Semana da Floresta e da Primavera que é promovida pela Câmara Municipal e pela Emunibasto, com o apoio do Agrupamento de Escolas e do Externato de S. Miguel de Refojos, visa sensibilizar a comunidade para a importância da floresta, promovendo atitudes e modificando comportamentos no uso dos recursos naturais, nomeadamente da floresta.