João Pacheco apresenta «Homero, o poeta popular»
Lançamento será às 21:320 horas
8 de março, 2012
Com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da Emunibasto, João Pacheco, apresenta ao público, amanhã, dia 9 de março, no Auditório Municipal Ilídio dos Santos,
o livro ‘Homero, o poeta popular’. Trata-de de uma obra que ao logo de mais de uma centena de páginas aborda a vida de um popular poeta repentista de Cabeceiras de Basto, de seu nome Homero Pereira Ramos, que o autor “resgata do esquecimento, alinhando um registo evocativo, cujo contéudo tem vindo a repescar junto de familiares e pessoas próximas que com o poeta conviveram”.
A edição deste livro, é “fruto de um olhar apaixonado pela sua terra e da generosidade cultural do jovem João Pacheco (17 anos), consciente do papel social do património imaterial na preservação da identidade local que merece todo o reconhecimento dos cabeceirenses”.
O livro, dá a conhecer Homero Pereira Ramos, poeta com facilidade para improvisar quadras em situaçõe inesperadas, nelas pondo a sua verve, boa diposição e capacidade de ironia, por vezes erótica, por vezes política, ou seja, a sua riqueza de espírito que parecia ser magnânima em tempos de escassez e de tirania. Nesta publicação, o autor ilustra também o ecletismo do seu autor, quer na fina percepção que revela sobre cultura e património, quer na capacidade de versejar, explicando Homero não só pela prosa cuidada, mas também pelo verso, sob a forma de quadra popular.
De referir que o jovem autor, natural de Cabeceiras de Basto, “Vive uma constante preocupação de enaltecer a terra e glorificar os feitos culturais e individualidades que pudessem à partida, permanecer esquecidas”. João Pacheco, aborda neste seu primeiro feito literário, o que de bomr existe em Cabeceiras de Basto, no que respeita à cultura e à identidade local.
O lançamento do livro, que está agendado para as 21h30m, contará com a presença dos Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira respectivamente, do veredador da cultura, Dr. Domingos Machado e do Presidente da Junta de Freguesia, Franscisco Alves. Para o evento foram igualmente convidados autarcas do município e das freguesias, assim como, familiares, amigos e população em geral.