O Diretor-Geral de Alimentação e Veterinária, Nuno Vieira e Brito, inaugura amanhã, dia 17 de fevereiro, às 16.30 horas, a
XVI Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto, um evento que decorre até ao próximo dia 20 no Pavilhão Desportivo de Refojos. Organizado pela Câmara Municipal e pela Emunibasto, o programa desta 16.ª edição do certame conta com a presença de 83 expositores, aguardando-se a visita de 70 mil pessoas, que terão a oportunidade de se deliciarem com os mais característicos sabores desta região de Basto.
A abertura oficial ficará marcada pela visita aos stands e pela prova de produtos de fumeiro, momentos aos quais não faltará a animação musical pelo Grupo de Bombos ‘Arborada’ e pelos Tocadores de Concertinas.
À noite, a partir das 21 horas, a música e a dança ‘invadem’ o recinto da festa com as atuações do Ginásio Companhia Atlética e do grupo de Cavaquinhos da Raposeira. A exposição/venda de produtos de fumeiro encerra às 23.30 horas.
Ao longo dos próximos quatro dias, a organização do certame promove a exposição/venda da orelheira e do fumeiro, a promoção gastronómica, o V Concurso do Fumeiro de Basto (salpicão e chouriça), o Leilão da Orelheira, animação diversa, e ainda o Sorteio do Cabaz da Orelheira e do Fumeiro, a ser sorteado no final da tarde de domingo, dia 19.
Durante o fim-de-semana, o visitante poderá degustar o fumeiro, o vinho da região, a broa e os doces típicos na ‘Tasquinha’ que funcionará no recinto.
A Festa da Orelheira e do Fumeiro tem como objetivo dinamizar a economia do concelho, promover o desenvolvimento local e regional e criar sinergias entre produtores do concelho e novos atores sociais.
O programa da Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto 2012 começa logo pela manhã, a partir das 10 horas, com o desfile de carnaval na vila do Arco de Baúlhe.
O corso na sede da vila de Cabeceiras de Basto sai à rua a partir das 14.30 horas, numa organização da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto. De referir que o tema deste ano é a ‘Terra’.