Aprovada condições de venda de lotes em Vila Nune e S. Nicolau
Venda de lotes decorre todas as quintas-feiras, pelas 15h00m, no salão nobre dos Paços do Concelho
16 de janeiro, 2012
Ainda na sequência das principais deliberações tomadas na última reunião da Assembleia Municipal presidida pelo Dr. Serafim China Pereira, foram aprovadas as condições gerais de venda dos lotes existentes nas Zonas Industriais de Vila Nune e de S. Nicolau, neste concelho.
Trata-se de duas zonas infra-estruturadas pela Câmara Municipal, nas quais a Autarquia Cabeceirense promove a alienação de lotes com o objectivo de fomentar a criação de emprego, promover o desenvolvimento local de forma sustentada e ordenada, diversificar o tecido industrial concelhio e regular a oferta do solo industrial.
Nas condições gerais agora aprovadas, são fixados os procedimentos a seguir na venda dos lotes em hasta pública que decorre todas as quintas-feiras, pelas 15h00m, no salão nobre dos Paços do Concelho.
De referir que na Zona Industrial de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) apenas existe um lote para venda, enquanto que na Zona Industrial de Vila Nune estão disponíveis 6 lotes.
De destacar no documento ora aprovado, o artigo 13 que prevê os descontos para os jovens na aquisição das parcelas de terreno. Neste âmbito, ‘os jovens entre os 18 e os 35 anos, inclusive, ou emancipados, residentes ou não no concelho, assim como às sociedades, com sede ou não no concelho, em que 50% ou mais dos sócios tenham idade compreendida entre os 18 e 35 anos, é atribuido um desconto de 25% no preço da adjudicação dos lotes’.
De referir ainda que o preço base da venda é de 5 euros por metro quadrado.
Dotadas de bons acessos e das infra-estruturas necessárias estas duas zonas industriais fazem parte de cinco pólos industriais já existentes no concelho, entre os quais Lameiros, na freguesia de Refojos, Olela, na freguesia de Basto (S. Senhorinha) e Ranha, na freguesia de Abadim.
Prevista está também a construção de uma zona industrial no Arco de Baúlhe, já projectada e uma outra em Cavez. A construção de zonas industriais em diferentes locais do concelho, vem de encontro à estratégia definida pelo executivo municipal, de criar locais adequados capazes de atrair investimento e fomentar emprego, criando simultaneamente condições para a fixação da população.
Fixar a população, é um dos objectivos que se aplica também nas condições de venda do loteamento que a Câmara Municipal possui nas Cerdeirinhas, localizado nas imediações da vila Cabeceirense e que se destina à habitação. Estão 9 lotes disponíveis e a sua aquisição por parte de jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, beneficia igualmente de incentivos e descontos no valor de 25% no acto de aquisição. Também aqui existem medidas de apoio aos jovens no que à aquisição de lotes diz respeito.
Além dos lotes existentes para vendas nas zonas industriais de Vila Nune e de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) e cujas condições foram agora aprovadas, a Câmara Municipal dispõe ainda, para venda, de 6 lotes na zona industrial da Ranha, em Abadim.