Semana da Educação promove palestra sobre «Problemas de aprendizagem»
Dia terminou com a Inauguração do Pólo da Biblioteca no Centro Comunitário de Cavez,
20 de outubro, 2011
Prossegue até ao próximo sábado, dia 22 de Outubro, em Cabeceiras de Basto, a Semana de Educação, uma iniciativa que teve hoje o seu ponto alto com a realização da Conferência ‘Problemas de comportamento e problemas de aprendizagem na sala de aula’, cujo orador convidado foi o Prof. Dr. João Lopes, Docente no Departamento de Psicologia da Universidade do Minho.
Dirigida a professores do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e do Externato S. Miguel de Refojos, formadores dos cursos de formação profissional do concelho, técnicos da CPCJ de Cabeceiras de Basto e público em geral, a conferência foi muito participada, suscitando o debate de vários temas que hoje preocupam, quer os professores, quer a escola, como é o caso da indisciplina na sala de aula e dos problemas de aprendizagem.
Utilizando um discurso “contra os excessos”, o orador dirigiu-se à plateia do Auditório Municipal Ilídio dos Santos, afirmando que “os professores têm de fazer cumprir as regras educativas e ensinar os alunos”, sendo “profissionais” na sala de aula e colocando “as relações entre professor e aluno no seu verdadeiro plano”.
Temas como a inclusão educativa e o ensino especial foram também abordados pelo orador convidado desta conferência integrada no âmbito da Semana da Educação.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, saudou a Régie Cooperativa Basto Vida e a Emunibasto pela organização desta palestra, realçando que “muitas das situações que se passam nas escolas são transversais a toda a sociedade”.
O dia de hoje terminou com a Inauguração do Pólo da Biblioteca no Centro Comunitário de Cavez, uma cerimónia à qual se associaram o presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, os vereadores Dr. Domingos Machado e Francisco Pereira, o presidente da Junta de Freguesia de Cavez, Augusto Teixeira, e a administradora da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira.
Na oportunidade, o autarca Joaquim Barreto destacou os desafios e responsabilidades que o novo pólo da biblioteca acarreta para os técnicos, convidando todos os cavezenses à fruição deste novo espaço de promoção dos livros e da leitura.
O presidente da Câmara Municipal agradeceu o apoio da Junta de Freguesia e do vereador da Cultura na instalação do pólo da biblioteca no Centro Comunitário de Cavez.
O programa para amanhã, dia 19 de Outubro, destaca o ciclo de tertúlias intitulado ‘Justiça: Informação/Cidadania/Educação’ que contará com a presença do Juiz-Conselheiro Amílcar Salreta, na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, a partir das 21.30 horas.
O jogo do dado no Museu das Terras de Basto, a hora do conto com ‘Os músicos de Bremen’ nos Jardins-de-Infância de Vila Nune e de Outeiro, a conferência sobre a alimentação na EB 1 Faia e a actividade ‘Vamos aprender com a educação…’, na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, são as iniciativas propostas para o dia de amanhã, quinta-feira, no âmbito da Semana da Educação de Cabeceiras de Basto.
Organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em colaboração com a Emunibasto, a Régie Cooperativa Basto Vida, o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, o Externato de S. Miguel de Refojos e o Pólo de Formação de Basto, a Semana da Educação, integra ainda um conjunto de exposições, teatro, workshops, peddy papper e ateliês de pintura, iniciativas que pretendem envolver toda a comunidade educativa.
Síntese do currículo do conferencista:
O Prof. Dr. João Lopes é professor no Departamento de Psicologia da Universidade do Minho. Licenciou-se em Psicologia em 1981, na Universidade do Porto, tendo concluído em 1991 o Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança nesta mesma Universidade.
Em 1996 doutorou-se em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, com uma tese sobre hiperactividade em contexto escolar.
Dedica-se há longos anos à formação de professores do ensino regular e da educação especial e à formação graduada e pós-graduada de psicólogos. É coordenador dos Mestrados em Psicologia da Educação Especial e em Formação Psicológica de Professores.
A sua área de investigação e de interesse tem sido desde sempre a dos problemas de comportamento e de aprendizagem em contexto de sala de aula. Nos últimos anos tem-se dedicado às relações entre distúrbios emocionais, comportamentais e de aprendizagem, sendo autor de diversos livros e publicações nesta área.