Conteúdo

Semana da Educação promove palestra sobre «Problemas de aprendizagem»

Dia terminou com a Inauguração do Pólo da Biblioteca no Centro Comunitário de Cavez,

20 de outubro, 2011
Semana da Educação promove palestra
Prossegue até ao próximo sábado, dia 22 de Outubro, em Cabeceiras de Basto, a Semana de Educação, uma iniciativa que teve hoje o seu ponto alto com a realização da Conferência ‘Problemas de comportamento e problemas de aprendizagem na sala de aula’, cujo orador convidado foi o Prof. Dr. João Lopes, Docente no Departamento de Psicologia da Universidade do Minho.
Dirigida a professores do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e do Externato S. Miguel de Refojos, formadores dos cursos de formação profissional do concelho, técnicos da CPCJ de Cabeceiras de Basto e público em geral, a conferência foi muito participada, suscitando o debate de vários temas que hoje preocupam, quer os professores, quer a escola, como é o caso da indisciplina na sala de aula e dos problemas de aprendizagem.

Utilizando um discurso “contra os excessos”, o orador dirigiu-se à plateia do Auditório Municipal Ilídio dos Santos, afirmando que “os professores têm de fazer cumprir as regras educativas e ensinar os alunos”, sendo “profissionais” na sala de aula e colocando “as relações entre professor e aluno no seu verdadeiro plano”.

Temas como a inclusão educativa e o ensino especial foram também abordados pelo orador convidado desta conferência integrada no âmbito da Semana da Educação.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, saudou a Régie Cooperativa Basto Vida e a Emunibasto pela organização desta palestra, realçando que “muitas das situações que se passam nas escolas são transversais a toda a sociedade”.

O dia de hoje terminou com a Inauguração do Pólo da Biblioteca no Centro Comunitário de Cavez, uma cerimónia à qual se associaram o presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, os vereadores Dr. Domingos Machado e Francisco Pereira, o presidente da Junta de Freguesia de Cavez, Augusto Teixeira, e a administradora da Emunibasto, Dra. Fátima Oliveira.

Na oportunidade, o autarca Joaquim Barreto destacou os desafios e responsabilidades que o novo pólo da biblioteca acarreta para os técnicos, convidando todos os cavezenses à fruição deste novo espaço de promoção dos livros e da leitura.

O presidente da Câmara Municipal agradeceu o apoio da Junta de Freguesia e do vereador da Cultura na instalação do pólo da biblioteca no Centro Comunitário de Cavez.

O programa para amanhã, dia 19 de Outubro, destaca o ciclo de tertúlias intitulado ‘Justiça: Informação/Cidadania/Educação’ que contará com a presença do Juiz-Conselheiro Amílcar Salreta, na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, a partir das 21.30 horas.

O jogo do dado no Museu das Terras de Basto, a hora do conto com ‘Os músicos de Bremen’ nos Jardins-de-Infância de Vila Nune e de Outeiro, a conferência sobre a alimentação na EB 1 Faia e a actividade ‘Vamos aprender com a educação…’, na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, são as iniciativas propostas para o dia de amanhã, quinta-feira, no âmbito da Semana da Educação de Cabeceiras de Basto.

Organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em colaboração com a Emunibasto, a Régie Cooperativa Basto Vida, o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, o Externato de S. Miguel de Refojos e o Pólo de Formação de Basto, a Semana da Educação, integra ainda um conjunto de exposições, teatro, workshops, peddy papper e ateliês de pintura, iniciativas que pretendem envolver toda a comunidade educativa.

Síntese do currículo do conferencista:
O Prof. Dr. João Lopes é professor no Departamento de Psicologia da Universidade do Minho. Licenciou-se em Psicologia em 1981, na Universidade do Porto, tendo concluído em 1991 o Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança nesta mesma Universidade.
Em 1996 doutorou-se em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, com uma tese sobre hiperactividade em contexto escolar.
Dedica-se há longos anos à formação de professores do ensino regular e da educação especial e à formação graduada e pós-graduada de psicólogos. É coordenador dos Mestrados em Psicologia da Educação Especial e em Formação Psicológica de Professores.
A sua área de investigação e de interesse tem sido desde sempre a dos problemas de comportamento e de aprendizagem em contexto de sala de aula. Nos últimos anos tem-se dedicado às relações entre distúrbios emocionais, comportamentais e de aprendizagem, sendo autor de diversos livros e publicações nesta área.


Scroll