Conteúdo

Câmara projecta nova estrada de acesso à vila Cabeceirense

Deliberações da última reunião da Câmara Municipal

18 de outubro, 2011
Ainda na sequência das principais deliberações tomadas na última reunião de Câmara, o executivo municipal de Cabeceiras de Basto, decidiu autorizar a aquisição de uma parcela de terreno com área de 2.655,00m2, bem como, aprovar a respectiva minuta do contrato de cedência deste terreno que se destina à construção da futura Estrada de Ligação da EN 311 à Rua das Acácias, na freguesia de Refojos de Basto.
Trata-se de uma via, cuja projecção tem como principal objectivo criar uma ligação directa da Estrada Nacional 311 à Praça da República, confluindo com a recém ampliada e beneficiada Rua Dr. Agostinho Moutinho.

A nova estrada permitirá melhorar os acessos a esta zona histórica de Cabeceiras de Basto, mas também fazer a ligação directa a outras localidades limítrofes da freguesia sede do concelho. Melhorar as condições de mobilidade, aproximar as pessoas e criar novas zonas de expansão urbana, são alguns dos objectivos inerentes à construção desta via que garantirá certamente maior fluidez viária para residentes e visitantes.

Nesta reunião, a Câmara Municipal decidiu também aprovar um Voto de Pesar pelo falecimento, no dia 28 de Setembro de 2011, do Major-General Rui Alexandre Cardoso Teixeira.

Trata-se de um cidadão cabeceirense nascido a 11 de Dezembro de 1946, nesta Vila e que após frequentar o Externato de S. Miguel de Refojos, ingressou na Academia Militar, em Lisboa.

Ao longo da sua vida profissional serviu o Exército Português, tendo sido Comandante do Campo Militar de Santa Margarida e do Quartel das Caldas da Rainha (Escola de Sargentos do Exército) entre outros Comandos que exerceu.

Serviu também a Guarda Nacional Republicana tendo sido Chefe do Estado Maior daquela força militarizada entre 2003 e 2005. Foi ainda Professor do Instituto de Altos Estudos Militares e Director da Revista da GNR. Cumpriu igualmente, na Bélgica, durante três anos, uma Missão ao serviço das Nações Unidas. Entre muitas outras condecorações que recebeu, em 18 de Janeiro de 2006 foi agraciado pelo Ministro da Administração Interna com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos de Segurança Pública.

O Major-General Rui Alexandre Cardoso Teixeira foi por isso, dos Cabeceirenses que atingiu o mais alto posto da hierarquia do Exército Português, assim honrando e prestigiando o Município de Cabeceiras de Basto. O seu desaparecimento inesperado representa uma grande perda para a família e amigos, para as Instituições que serviu em nome da Pátria e também para o concelho que o viu nascer, motivo pela qual a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto deliberou aprovar um voto de pesar pelo seu falecimento.

Nesta reunião, o executivo decidiu ainda assinar um protocolo de colaboração no âmbito do projecto ‘O meu Eco-sistema’ com o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente Nacional.

Por fim, a Câmara Municipal decidiu aprovar as normas gerais de funcionamento do Centro de Documentação localizado no Museu das Terras de Basto, assim como, adjudicar a elaboração do projecto de execução para o Parque Empresarial do Arco de Baúlhe, à firma ‘Bernardo & Bernardo’ pelo valor global de 30.504 euros.
Scroll