Conteúdo

Entrega de material escolar marca arranque da Semana da Educação

Iniciativa decorre até ao próximo sábado dia 22 de Outubro

17 de outubro, 2011
Arranque da Semana da Educação
Arrancou hoje em Cabeceiras de Basto a Semana da Educação, um evento organizado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em colaboração com a Emunibasto, a Régie Cooperativa Basto Vida, o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, o Externato de S. Miguel de Refojos e o Pólo de Formação de Basto.
A iniciativa, que decorre até ao próximo sábado, dia 22 de Outubro, integra um conjunto de actividades diversificadas a desenvolver de forma descentralizada em vários espaços do concelho, em simultâneo.

Na abertura da semana dedicada à Educação, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, saudou os parceiros envolvidos no certame, afirmando que “o sucesso desta iniciativa reside na vontade de trabalho em parceria”, uma forma de cooperação que “beneficiará os alunos”, realçou.

“Queremos despertar os jovens para a importância da vida na escola”, acrescentou Joaquim Barreto.

Ao longo do dia de hoje, o autarca de Cabeceiras de Basto, acompanhado por vereadores, membros da direcção do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, presidentes de Junta de Freguesia, entre outros agentes educativos do concelho, entregou o material escolar e os apoios financeiros para livros que a Câmara Municipal deliberou atribuir às famílias dos estudantes.

No total, mais de 500 alunos do 1.º Ciclo receberam apoios escolares, um investimento que atinge no corrente ano lectivo os 17.300 euros.

“Em Cabeceiras de Basto trabalhamos em parceria para criar melhores condições aos alunos”, destacou o autarca Joaquim Barreto, referindo ainda que o Município pretende “associar a questão social à educação - um investimento que é feito nos jovens e no país”.

Dirigindo-se aos encarregados de educação, o presidente da Câmara declarou: “sabemos que o primeiro esforço é vosso mas não estão sozinhos. Nós estamos convosco”.

Desejando que “os mais novos sejam bons alunos”, Joaquim Barreto enumerou o investimento que o Município Cabeceirense tem efectuado na educação, para onde será encaminhada uma verba superior a um milhão de euros ao longo do ano lectivo, designadamente em transportes escolares, refeições, actividades de enriquecimento curricular, prolongamentos de horário e bolsas de estudo.

A Semana da Educação, de impacto ao nível da comunidade educativa local dá um especial enfoque à educação e à cultura, com uma série de conferências, palestras, workshops, exposições, música, dramatizações e lançamentos de livros com escritores e ilustradores, entre outros.

O programa para amanhã, dia 18 de Outubro, destaca às 10 horas a abertura da exposição ‘A Casa de Bragança Entre Douro e Minho (1442-1580)’, na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, no Arco de Baúlhe, seguindo-se a apresentação do livro ‘Uma terra Cabeceiras de Basto – Uma lenda o Basto’.

O teatro de fantoches ‘A História da Carochinha’, o workshop intitulado ‘Os perigos da Internet e das Redes Sociais’, a hora do conto com ‘Os músicos de Bremen’ e uma conferência sobre alimentação completam o programa dedicado à comunidade educativa.
Scroll