Centenas rastreados no Dia Mundial do Coração
Dia Mundial do Coração coincidiu com o Feriado Municipal
3 de outubro, 2011
Cerca de uma centena de pessoas aderiram, no dia 29 de Setembro, aos rastreios de saúde promovidos pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Régie Cooperativa Basto Vida - Serviços de Acção Social e Cuidados de Saúde, no âmbito do Dia Mundial do Coração, assinalado na Praça da República.
No stand montado em pleno coração da vila cabeceirense, duas enfermeiras e uma cardiopneumologista, com o devido apoio administrativo, realizaram rastreios cardiovasculares através da avaliação da tensão arterial, peso, glicemia, colesterol e saturação parcial do oxigénio. Foram também efectuados exames auxiliares de diagnóstico, nomeadamente electrocardiograma e espirometria.
A comemoração do Dia Mundial do Coração dirigiu-se a toda população com o objectivo de prevenir a doença e promover a saúde cardiovascular, uma vez que as doenças cardiovasculares estão na origem de uma elevada taxa de mortalidade em Portugal (responsáveis por 40% de óbitos) e causam graves incapacidades ao ser humano.
De acordo com a directora da Basto Vida, Dra. Catarina Ramos, “a iniciativa do Dia do Coração contou com a participação de dezenas de pessoas de fora do concelho, que visitaram o espaço e elogiaram a iniciativa organizada com o apoio da TCare”.
A “adesão foi muito boa” tendo a organização desta iniciativa “prolongado o horário de atendimento para além do previsto inicialmente”, avançou a responsável da Basto Vida, satisfeita com os resultados obtidos no Dia Mundial do Coração.
Durante a acção preventiva e de aconselhamento foram distribuídos panfletos de sensibilização para a adopção de hábitos de vida saudáveis, desafiando assim a população a ser “amiga do coração”.
De salientar que a iniciativa do Dia Mundial do Coração coincidiu com o Feriado Municipal em Cabeceiras de Basto, dia grande dedicado às solenidades religiosas que arrastaram milhares de romeiros ao concelho.