Festas do Concelho de Cabeceiras de Basto prosseguem
Cerimónia evocativa do Dia do Município distingue cidadãos
28 de setembro, 2011
Para além dos festejos muito animados e da feira, que ao longo dos últimos dias tem vindo a atrair a Cabeceiras de Basto milhares de forasteiros, o S. Miguel prossegue até ao final do mês de Setembro, com actividades diversas e muita animação.
Hoje, dia 28 de Setembro, os grupos de bombos e de gigantones começaram a jornada, percorrendo as principais ruas a anunciar a festa. A Feira de Gado Cavalar e o Concurso Pecuário de Gado Bovino, realizou-se na parte da manhã, no Parque do Mosteiro, onde participaram mais de uma centena de bovinos das raças ‘barrosã’, ‘maronesa’ e ‘minhota’, inscritos em diferentes secções e provindos não só deste concelho, mas também de outros concelhos dos distritos de Braga e de Vila Real.
À tarde, o destaque do programa vai para as tradicionais e muito apreciadas “chegas de bois” a decorrer no Parque do Mosteiro, seguindo-se, pelas 21h00m, a ronda das concertinas que vão percorrer e animar diversos locais da vila, recriando uma antiga tradição desta feira secular. A noitada de S.Miguel prossegue com a actuação de ‘Quim Barreiros’ e uma sessão de pirotecnia, no Parque do Mosteiro. A ‘Noite de Estrelas’ terá lugar nos Claustos do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, a partir da 01h00m. Uma iniciativa organizada pela associação desportiva Contacto Fustal Clube.
A Festa continua amanhã, dia 29 de Setembro, pelas 9h45m, com a sessão evocativa do Dia do Município, que terá lugar nos Paços do Concelho. Durante a sessão, serão homenageados três ilustres cidadãos, cuja acção foi merecedora da distinção municipal.
Referimo-nos ao Monsenhor António Tanque Campos, que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em reunião de 9 de Abril de 2009, deliberou homenagear, a título póstumo, pelos bons serviços prestados que honraram, prestigiaram e promoveram o concelho, com especial relevo na área da educação e ensino, atribuindo o seu nome a arruamento da Vila de Cabeceiras de Basto; ao escultor António José Barroso Martins Pacheco, que a 8 de Janeiro de 2009 o executivo municipal, deliberou homenagear, também a título póstumo, através da atribuição do topónimo Escultor António Pacheco a arruamento na vila de Cabeceiras de Basto, como forma de reconhecimento pela dimensão da sua obra, que honrou e promoveu o Município de Cabeceiras de Basto na área da cultura e das artes.
Deliberou igualmente, condecorar o Escultor António Pacheco, com a Medalha de Mérito Público - Grau Ouro do concelho de Cabeceiras de Basto; ao atleta/piloto Ivo Fernandes, a que a Câmara Municipal decidiu em reunião de 22 de Julho de 2011, aprovar um Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo, pelo êxito conseguido, ao sagrar-se Bi-Campeão Nacional de uma das modalidades Júnior de MotoCross (Classe MXDois).
Na cerimónia que será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, estará também o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Serafim China Pereia, demais autarcas do concelho, familiares e amigos dos homenageados, entre outras entidades civis, militares e religiosas.
Às 11h00m, terá lugar a celebração da Missa Solene em honra do Padroeiro S. Miguel, na Igreja do Mosteiro. À tarde, a partir das 14h30m, entram na Praça da República, as conceituadas Bandas Filarmónias, Cabeceirense e Marcial de Gueifães, da Maia, fazendo a sua apresentação. Segue-se às 15h00m, o sorteio de S. Miguel, junto ao Posto de Turismo Municipal. Às 17h00m, tem início a imponente procissão em honra de S. Miguel, que vai percorrer as principais artérias da vila. À noite, a festa continua com um concerto musical promovido pelas Filarmónicas na Praça da República.
As festas do concelho de Cabeceiras de Basto encerram no dia 30 de Setembro, dia popularmente conhecido como das trocas, com uma animada Gincana de de Jumentos, a partir das 15h00m, no Parque do Mosteiro e animação musical com a Banda Sabor, na Praça da República.