Conteúdo

Câmara de Cabeceiras avança com novos projectos

Deliberações da reunião de 22 de Setembro de 2011

26 de setembro, 2011
Sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu no dia 22 de Setembro, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Dos assuntos tratados o destaque vai para a decisão do executivo municipal em avançar com alguns projectos previstos no plano de actividades e orçamento desta Câmara Municipal.
Neste âmbito, o executivo procedeu ao ajuste directo para a prestação de serviços de elaboração do projecto destinado à ‘Construção de Parque de Campismo em Vinha de Mouros’, na freguesia de Refojos de Basto, deste concelho.

Trata-de de um projecto a desenvolver em terrenos confinantes a diversos equipamentos municipais tais como, o Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, o Centro de Educação Ambiental, o Polidesportivo e a Piscina Municipal Descoberta. O Parque de Campismo é uma pretensão antiga, sobretudo das camadas mais jovens, mas também dos autocaravanistas que com frequência se deslocam ao concelho. A nova infra-estrutura virá dar resposta a um segmento de turistas aumentando assim, a oferta de espaços para ficar.

Nesta reunião, o executivo decidiu ainda autorizar a abertura do ajuste directo para a elaboração do projecto de execução do ‘Parque Empesarial de Arco de Baúlhe’. Um projecto que se pretende venha a ser um pólo para captar investimento e criar emprego na região. Recorde-se que existem no concelho cinco espaços desta natureza, uns já completos e a laborar, como é o caso de Lameiros, em Refojos de Basto e de Olela, na freguesia de Basto (Sta Senhorinha), outros em fase de construção, como Abadim, Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) e Vila Nune.

Estes parques encontram-se distribuidos em diferentes locais do território por forma a descentralizar e a criar dinâmicas sócio-económicas em diversos pólos do concelho. A prestação de serviços agora aprovada, permitirá em breve, avançar com mais um Parque Empresarial, desta feita a sul de Cabeceiras de Basto.
Por fim, a Câmara Municipal decidiu, autorizar a abertura do Concurso Público para a elaboração do projecto de execução da ‘Casa da Juventude’.

Um edíficio a localizar numa zona central desta vila Cabeceirense, a pensar na faixa etária mais jovem da população, que permitirá disponibilizar num futuro próximo, espaços para a dinamização de actividades sócio-culturais, recreativas, educativas e formativas.

Este será por isso um projecto agregador de várias matérias, onde as artes, as novas tecnologias, a informação, entre outras se cruzarão tendo em vista apoiar e ocupar de forma salutar os tempos livres da juventude de Cabeceiras de Basto.
Scroll