Inaugurada ampliação da Rua Dr. Agostinho Moutinho e Parque de Estacionamento
Obra avaliada em 451.280,00 euros beneficia sala de visitas do concelho
23 de setembro, 2011
Os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira respectivamente, procederam ontem, dia 22 de Setembro, à inauguração das obras de ampliação da Rua Dr. Agostinho Moutinho e do Parque de Estacionamento da Ribeira, em plena Vila Cabeceirense.
Nesta singela cerimónia, esteve também presente o Presidente da Junta de Refojos de Basto, Francisco Alves, demais autarcas da freguesia e do Município, entre outros convidados que ali se deslocaram para se associar ao acto.
Trata-se de uma importante obra avaliada em 451.280,00 euros, levada a cabo numa zona emblemática de Cabeceiras de Basto dada a sua proximidade com a histórica Praça da República onde se localizam o Mosteiro de S. Miguel de Refojos e a estátua do guerreiro lusitano ‘O Basto’, entre outros edifícios de elevado valor patrimonial.
A ampliação desta via, que além de prolongar, proteger e melhorar as acessibilidades a esta Praça – sala de visitas do concelho - implicou a aquisição de terrenos, elaboração de projecto, rompimentos, movimentos de terras, compactação, construção de passeios, pavimentação, construção de baías de estacionamento, sinalização, infraestruturas, iluminação pública, muros de suporte de vedação com gradeamento e colocação de portões dos terrenos dos edifícios confinantes com a EN 205, nas traseiras da Praça da República.
Associada a esta ampliação esteve também a construção do Parque de Estacionamento da Ribeira, com capacidade para 59 lugares para automóveis ligeiros e 2 lugares para autocarros. Este espaço foi igualmente alvo de uma intervenção urbanística no que ao ajardinamento e plantação de árvores diz respeito. O novo espaço passa a servir não só os moradores da Praça da República, mas também todas as pessoas que se desloquem à Praça.
A intervenção nesta rua permite também abrir novas frentes de construção, garantindo simultaneamente, melhores condições de mobilidade para peões e viaturas, já que disciplina o trânsito, combate os estrangulamentos, facilita a acessibilidade e normal fluidez do trânsito, aumenta a capacidade de resposta ao nível do estacionamento na zona envolvente e requalifica e valoriza os espaços públicos contíguos aos edifícios situados a sul da Praça.
Estas intervenções, obdecem segundo o autarca, a um processo contínuo de valorização desta zona histórica, que remonta a 2005 e que tem acopladas outras intervenções já realizadas e a realizar na zona envolvente ao Mosteiro S. Miguel de Refojos.
O presidente da Câmara considerou assim, que se trata de uma via estruturante que permite também a ligação do centro da vila a outras freguesias do concelho, apresentando-se urbanisticamente mais estética e funcional.
De referir que a Câmara Municipal contou ainda com a colaboração dos proprietários dos edifícios confinantes com esta via que cederam as parcelas de terreno necessárias para a construção de passeios, permitindo assim requalificar a Rua Dr. Agostinho Moutinho.
Ao longo dos últimos anos, o centro histórico foi conquistando uma nova dimensão, tornando-se mais atractivo e dinâmico e cativando não só um número crescente de turistas a esta terra de Basto, mas também, valorizando, divulgando e promovendo o património concelhio.