Começaram as obras na Casa da Lã em Bucos
Projecto é agregador de um grande número de pessoas e algumas instituições
16 de setembro, 2011
Iniciaram os trabalhos de recuperação da escola básica do primeiro ciclo de Bucos, tendo em vista a instalação da futura Casa da Lã. Um espaço destinado a acolher o projecto ‘mulheres de Bucos’ que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a Junta de Freguesia local, têm vindo a apoiar e a incentivar, de algum tempo a esta parte.
Trata-se de um projecto inovador, a desenvolver na freguesia de Bucos, deste concelho, onde o trabalho da lã teima em persististir e onde as mulheres continuam a fazer mantas, meias e outros artefactos que conquistam a atenção dos forasteiros.
De referir que este projecto liderado por uma dezena de mulheres, está no seu início, mas é já agregador de um grande número de pessoas e algumas instituições, que com o seu apoio pretendem manter vivas as tradições e os usos desta gente de Basto.
Uma vez recuperados os espaços devolutos desta antiga escola básica, serão devolvidos à população com uma nova funcionalidade – a Casa da Lã - um projecto que orgulha o Município, que enaltece esta secular arte de trabalhar e transformar a lã e que sob um olhar contemporâneo virá certamente a frutificar no campo económico, cultural e social. Este é um projecto assente em muito voluntariado, que o Município não deixará de continuar a apoiar.