Feira / Festas de S. Miguel e Agro-Basto são cartaz promocional de Cabeceiras de Basto
Festas registam anualmente a afluência de milhares de visitantes
15 de setembro, 2011
Cabeceiras de Basto é, de 20 a 30 de Setembro próximo, o maior ponto de encontro desta vasta região. A
Feira e a Festa de S. Miguel de Refojos constituem um dos cartazes de maior atracção de público das terras do norte do país. Em época de colheitas agrícolas, esta feira secular que também é festa, traz ao de cima aquilo que de melhor se produz nesta região e as tradições mais genuínas, de que se destacam as corridas de cavalos, os concursos pecuários, as chegas de bois, entre outras.
Na abertura das festas deste ano, assinalada com salvas de morteiros e a actuação de grupos de Zés Pereiras, destaque para a feira de gado cavalar e corridas a galope, a que se associa um programa de animação à noite, com uma desfolhada tradicional, animada por grupos de música popular, a ter lugar pelas 21h30m, no Parque do Mosteiro.
Para o dia 21 de Setembro, pelas 15h00m, terá lugar as corridas de cavalos em passo travado. A ‘Vacada’ no Parque do Mosteiro, encerra a jornada.
No dia 22 de Setembro, destaque para a sessão de cinema em drive-in, no Parque do Mosteiro. ‘O Pirata das Caraíbas: estranhas marés’ é o filme seleccionado.
No dia 23, à 17h00m abre ao público a 35ª Agro Basto – Exposição/Feira de Actividades Económicas de Basto. Certame que tem como cenário o Mercado Municipal e a Praça Arcipresta Fancisco Xavier de Almeia Barreto. E onde decorre a partir das 21h30m a animação musical com o Grupo Verde Minho.
No dia 24 de Setembro, o passeio equestre pelas ruas da vila Cabeceirense agendado para as 10h00m, dá início ao programa que se continua às 16h00m, com a actuação de vários Ranchos Folclóricos no palco da Agro Basto, secundado pelo desfile de Bombos e Gigantones. À noite, os cantares ao desafio com os cantadores Lopes de Travassô, Carvalho de Cucana e Maria Celeste da Ponte da Barca, animam o recinto da Agro Basto, enquanto que no Parque do Mosteiro actua o grupo de Dança’ Ginásio Companhia Atlética’, antecedendo a actuação do grupo ‘Canta Brasil’.
A terminar a jornada decorre nos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, a partir das 23h00m, o tradicional e afamado Baile de Outono. Este organizado pelo Atlético Cabeceirense.
No dia 25 de Setembro, Domingo, detaqque para a realização do Cortejo Etnográfico, que a partir das 15h00m, vai percorrer as principais ruas da vila , apresentando carros alegóricos provindos de quase todas as freguesias do concelho, que desta forma apresentam os seus usos e costumes, a sua história, lendas e tradições. À noite, a actuação do Rancho Folcórico Santa Marta de Portuzelo, sobe ao palco da Agro Basto e encerra a jornada.
No dia 26 de Setembro, no recinto da Agro Basto actua, pelas 21h30m, o Grupo Musical Água Viva. , pelas 14h30m terá lugar uma gincana de jumentos e a noite encerra.
No dia 27, a noite é de música com a actuação dos Grupos de Concertinas, da Casa da Música, Casa do Povo do Arco de Baúlhe e SDF de S.Nicolau, no palco da Agro Basto.
O dia 28 de Setembro, dia grande de festa, o programa abre com bombos e gigantones a animar as ruas da vila, seguindo-se, às 10h00m, a feira de gado bovino (raças maronesa, barrosã e minhota) e o concurso pecuário aberto à participação dos distritos de Braga e Vila Real. No final é a vez das espectaculares e sempre concorridas chegas de bois deliciarem o público presente agendadas para as 15h00m.
À noite tem lugar o arraial minhoto com a ‘Ronda das Concertinas’, onde canatdores e populares se juntam, cantando, percorrendo e animando as ruas desta vila Cabeceirense, enquanto no palco estará o cantor popular Quim Barreiros, seguindo-se uma espectacular sessão de fogo de artifício e terminando com a ‘Noite de Estrelas’ nos Claustros do Mosteiro, organizada pela Associação Contacto Futsal Clube.
O dia 29 de Setembro, é o Dia do Município, feriado Municipal, que começa às 9h45m com uma sessão solene evocativa e durante a qual serão distinguidos cidadãos cabeceirenses cuja acção merece ou mereceu o reconhecimento municipal. Neste dia de S. Miguel, destaque ainda para a missa solene pelas 11horas, a imponente procissão às 17h00m e para o concerto das bandas Cabeceirense, e Marcial de Gueifães, da Maia, a ter lugar na Praça da República.
A tradicional Feira/ Festa de S. Miguel de Refojos, que anualmente regista a afluência de milhares de visitantes devido à atractividade que o concelho tem vindo a registar, encerra no dia 30, tradicional dia das trocas, com uma gincana de jumentos pelas 14h00m e às 21h00, a actuação muiscal com a Banda Sabor, na Praça da República.