Conteúdo

Pista para Aeronaves acolhe Encontro de Ultraleves

Dezenas de ultraleves vão sobrevoar o concelho

25 de agosto, 2011
Encontro de Ultraleves
A Pista para Aeronaves de Cabeceiras de Basto, acolhe Domingo, dia 28 de Agosto, mais um Encontro de Ultraleves. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal e pela empresa Emunibasto, a ter lugar entre as 11h00m e as 12h00m, em plena Serra da Cabreira. Este evento resulta de uma parceria estabelecida com o Aeroclube do Norte, sedeado na Póvoa de Varzim, que mais uma vez traz a Cabeceiras de Basto, mais precisamente à freguesia de Abadim, alguns ultraleves, motivo habitual de atracção de numeroso público.

Recorde-se que esta Pista foi licenciada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil no dia 15 de Junho de 2008, encontrando-se desde então em funcionamento. Foi construída ao longo de vários anos com o apoio do Regimento de Engenharia Nº3 de Espinho, cuja acção contribuiu para dotar aquela infra-estrututura de óptimas condições de utilização.

De referir que o primeiro objectivo desta pista, que tem como responsável o Engº Luís Dourado, é servir de apoio no combate aos incêndios florestais, já que entre Braga e a Serra do Alvão, zona de grande mancha florestal, com uma orografia muito acidentada e acessibilidades difíceis, não existe qualquer outra infra-estrutura desta natureza. Assim, este equipamento reveste-se de grande importância ao nível da protecção civil, não só para Cabeceiras de Basto, mas para uma região muito mais vasta que compreenderá os concelhos de Vieira do Minho, Montalegre, Boticas, Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Fafe e Celorico de Basto.

Com cerca de mil metros de extensão, esta Pista levada a cabo pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto representa um equipamento que se traduz num investimento audacioso de grande dimensão, cuja concretização recolheu igualmente o contributo das populações.

O segundo objectivo que determinou a construção desta pista para aeronaves foi a criação de uma infraestrutura de apoio ao turismo, capaz de possibilitar o tráfego de aeronaves de recreio.

Recorde-se que o concelho de Cabeceiras de Basto possui um património natural e edificado de grande valor histórico e com interesse turístico de que se destacam as paisagens naturais deslumbrantes, equipamentos lúdico-desportivos únicos na região, como a Pista de Pesca Desportiva de Cavez ou o Centro Hípico de Cabeceiras de Basto que naturalmente ficam beneficiados com a sua construção.

Esta Pista para Aeronaves tem uma dupla função, já que pode ser transformada em Hipódromo, onde frequentemente se realizam corridas de cavalos muito apreciadas pela população local. No Domingo, a Pista recebe dezenas de ultraleves que vão sobrevoar o concelho.
Scroll