Força militar prepara-se para o Kosovo em Cabeceiras de Basto
de Estandarte Nacional agendada para amanhã
27 de julho, 2011
Cabeceiras de Basto acolhe desde o dia 21 de Julho e até amanhã, dia 28 de Julho, a realização do exercício final do aprontamento de militares do GAM/BRIGINT/KFOR, antes da sua partida para o Kosovo.
O Exercício ‘PRISTINA 112’, assim designado, compreende diversas acções no âmbito das operações de apoio à paz, nomeadamente controlo de tumultos, apoio à luta contra o crime organizado, operações de cerco e busca, vigilância, escolta e protecção. O exercício tem como objectivo desenvolver a capacidade de comando e controlo do batalhão, que, nestes dias, instalou o seu quartel no Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos e a partir do qual projectou várias actividades no território Cabeceirense.
Amanhã, dia 28 de Julho, derradeiro dia desta estada no concelho, tem lugar a cerimónia militar de entrega do Estandarte Nacional, que ficará à guarda do GAM/BRIGINT/KFOR no Kosovo.
O programa propriamente dito começa às 10h, com a recepção aos convidados e concentração no Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos, seguindo-se pelas 10h30m, um briefing sobre o aprontamento da força e Exercício ‘Pristina 112’. Após a visita ao Posto de Comando, os convidados deslocam-se para a Praça da República.
Às 11h30m, está prevista a formatura e cerimónia de entrega do Estandarte Nacional ao GAM/BRIGINT/KFOR, seguindo-se uma visita à exposição estática e a demonstração de capacidades no Parque do Mosteiro. A jornada termina com um almoço no Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos.
De referir que o Grupo de Autometralhadoras (GAM) e a Brigada de Intervenção (BRIGINT) do Exército Português que vão integrar a Força no Kosovo (KFOR) é constituido por um efectivo de 157 militares maioritariamente oriundos do Regimento de Cavalaria N.º6 de Braga, a que se associa também, o Regimento de Infantaria N.º 19 de Chaves, o Regimento de Infantaria N.º13 de Vila Real, o Regimento de Infantaria N.º14 de Viseu, o Regimento de Artilharia N.º5 de Gaia, o Regimento de Artilharia Antiaérea N.º1 de Queluz, o Regimento de Engenharia N.º3 de Espinho e a Escola Prática de Transmissões do Porto.
É de salientar ainda, a exposição de viaturas e material que, desde o dia 23 de Julho, se encontra patente ao público em plena Praça da República.