Conteúdo

Exposição de cerâmica para ver na Casa da Cultura

Escultor José Ramos já fez várias exposições a nível nacional e internacional

7 de junho, 2011
José Ramos
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a Emunibasto encontram-se a promover a exposição de objectos de cerâmica intitulada ‘Regresso’, da autoria de José Ramos. A mostra de cerâmica é inaugurada amanhã, quarta-feira, dia 8 de Junho, na Casa Municipal de Cultura de Cabeceiras de Basto, mantendo-se patente ao público até ao dia 22 de Julho.
Com várias exposições a nível nacional e internacional, o escultor José Ramos frequentou o curso de Pintura e Escultura da Escola Superior de Belas Artes do Porto, passando a dedicar especial atenção à criação artística após a reforma de professor e inspector do Ministério da Educação.

Ao longo dos últimos anos participou em oficinas de azulejaria e cerâmica, tendo integrado várias exposições colectivas. Em 2008 e 2009 participou no Curso Internacional de Cerâmica Contemporânea, em Pontevedra, Espanha, com professores de várias nacionalidades.

Em Fevereiro de 2010 iniciou o estudo e experimentação de brilhos iridescentes nos vidrados que aplica nas suas peças, que procura conseguir com vapores de sais metálicos de prata, bismuto, estanho, ferro e cobre.

Natural de Celorico de Basto, o artista regressa a Cabeceiras de Basto para expor os seus trabalhos, concelho que há 40/50 anos atrás visitava durante as férias escolares. Seu pai era professor no Colégio de S. Miguel de Refojos, altura em que a família tinha uma propriedade na freguesia de Alvite, neste concelho de Cabeceiras de Basto.

A inauguração da exposição de cerâmica ‘Regresso’ está marcada para as 18 horas do dia 8 de Junho na Casa Municipal de Cultura de Cabeceiras de Basto.
Scroll