Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Constrangimentos no Transporte Público em Vila Nune

Comunicado à população

30 de dezembro, 2025
Constrangimentos no Transporte Público em Vila Nune
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tomou conhecimento de informações recentemente divulgadas, segundo as quais teriam sido realizados contatos com “as entidades competentes” para tentar resolver os constrangimentos no acesso aos passes de transporte público, sendo que “até à presente data não lhes foi apresentada qualquer solução”.
A este propósito, cumpre esclarecer o seguinte:

1 - Ausência de contacto
Nem o executivo municipal, nem a CIM do Ave foram contactados previamente relativamente aos problemas de emissão ou renovação de passes. A CIM do Ave confirmou oficialmente que a única comunicação formal sobre esta matéria partiu desta Câmara Municipal, pelo que não é claro a quais “entidades competentes” se refere a divulgação feita.

2 - Ações da Câmara Municipal
Desde que tomou conhecimento da situação, o executivo municipal procedeu às diligências necessárias junto da CIM do Tâmega e Sousa e da CIM do Ave, nomeadamente:
 - Solicitação de articulação entre a CIM do Tâmega e Sousa e o operador de transporte, ou o integrador de bilhética, para assegurar a correta aplicação das regras tarifárias em vigor;
 - Envio de listagens de beneficiários de programas de mobilidade (Viajar 60+), garantindo que estes residentes continuem a usufruir dos apoios previstos;
 - Pedido de prolongamento da linha 184 (Amarante – Cabeceiras de Basto) no percurso Vila Nune – Cabeceiras de Basto, de forma a garantir transporte adequado para alunos do ensino básico e secundário.

3 - Situação atual e recomendações
Embora estejam a ser negociadas soluções definitivas, estas ainda não podem ser implementadas de imediato. Por esse motivo, os cinco moradores de Vila Nune, que no dia 29 reuniram com o Presidente da Câmara, foram aconselhados, nesta fase, a tratar da emissão ou renovação dos passes em Celorico de Basto, de forma a não prejudicar a sua mobilidade diária.

4 - Transparência e informação à população
A Câmara Municipal continuará a acompanhar esta situação, mantendo a população informada sobre todas as diligências realizadas com a CIM do Tâmega e Sousa e a CIM do Ave, garantindo que os direitos e interesses dos residentes de Vila Nune e do Arco de Baúlhe sejam salvaguardados.

Este esclarecimento visa corrigir informações divulgadas, assegurar rigor e transparência na comunicação com os cidadãos e reforçar o papel da Câmara Municipal na resolução dos constrangimentos identificados.
Scroll