Cabeceiras de Basto assinala Dia Internacional dos Migrantes
Promoção do diálogo intercultural e da solidariedade entre todos
16 de dezembro, 2025
Na próxima quinta-feira, 18 de dezembro, o município de Cabeceiras de Basto celebra o Dia Internacional dos Migrantes a partir das 14 horas, na Casa do Tempo. Dinamizado pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), esta iniciativa destina-se a todos os migrantes apoiados por este serviço.
Para além da partilha/testemunho de migrantes sobre a sua integração no concelho de Cabeceiras de Basto, o evento contará a apresentação de danças e músicas tradicionais dos países representados pelos migrantes, bem como pela atuação do Grupo da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural “Águias de Painzela”.
Os participantes serão, ainda, convidados a participar numa mostra gastronómica e artesanal, onde serão degustados produtos locais, bem como das diferentes nacionalidades, presentes no concelho, designadamente França, Espanha, Itália, Brasil, Ucrânia, Paquistão, Nicarágua, entre outros.
Através da celebração do Dia Internacional dos Migrantes pretende-se reforçar a promoção do diálogo intercultural e da solidariedade entre todos os que fazem parte da comunidade cabeceirense.
A comemoração do Dia Internacional dos Migrantes, tem como principais objetivos: integrar e acolher os cidadãos migrantes; minimizar o efeito de isolamento e exclusão das comunidades migrantes; promover o convívio e partilha entre diferentes culturas; divulgar a dança, música, gastronomia e artesanato de diferentes países; e fomentar e divulgar o património local de Cabeceiras de Basto aos imigrantes, no sentido de conhecerem a nossa identidade cultural e respetiva história local.