Jornadas Internacionais dedicam dois dias à educação, inclusão e diversidade
Jornadas Internacionais de Cabeceiras de Basto - Educação, Inclusão e Diversidade: Realidades e Desafios Futuros
10 de dezembro, 2025
Decorrem amanhã e sexta-feira, 11 e 12 de dezembro, no auditório da Casa do Tempo, as “Jornadas Internacionais de Cabeceiras de Basto – Educação, Inclusão e Diversidade: Realidades e Desafios Futuros”, uma iniciativa da Basto Vida, dinamizada pelo CLDS 5G, em colaboração com o município de Cabeceiras de Basto e com a Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.
São parceiros do CLDS 5G nesta iniciativa o Centro de Formação de Basto, responsável pela acreditação das Jornadas Internacionais, o Colégio S. Miguel de Refojos, a Academia de Música de Cabeceiras de Basto e a Companhia Filandorra – Teatro do Nordeste.
Ao longo de dois dias, as jornadas promovem a reflexão e o debate sobre temas essenciais ao futuro da comunidade.
O evento reunirá profissionais, técnicos, investigadores e agentes sociais num espaço de partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas, reforçando o compromisso coletivo com uma sociedade mais justa, participativa e solidária.
O evento reparte-se em dois painéis temáticos, promovendo-se a realização de oficinas, workshops e grupos de trabalho em áreas como a intervenção na terceira idade, bem-estar físico, saúde mental, intervenção na pessoa com doença mental, direitos humanos, interculturalidade, música, teatro, entre outros.
Na noite de amanhã, a partir das 21 horas, no auditório da Casa da Juventude, a Companhia Filandorra – Teatro do Nordeste apresenta o espetáculo “Os Músicos da Aldeia”, uma adaptação do conto “Os Músicos de Bremen” dos Irmãos Grimm. Uma encenação teatral para todas as idades, com entrada gratuita.
As Jornadas Internacionais de Cabeceiras de Basto promovem o encontro de ideias e de pessoas, em prol de uma comunidade mais inclusiva.
A sessão de abertura contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Manuel Teixeira, do presidente da Basto Vida, China Pereira, da coordenadora distrital dos CLDS, Helena Areias e do diretor do Centro de Formação de Basto, João Carlos Sousa.
Já a sessão de encerramento será presidida pelo presidente da Assembleia Municipal, Manuel Sá Nogueira, e contará ainda com as intervenções da coordenadora do CLDS 5G Cabeceiras de Basto, Carine Félix e do presidente da direção da Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, Marcelino de Sousa Lopes.