«Como combater os incêndios no nosso concelho» tertúlia na Biblioteca Municipal
Ciclo de Tertúlias teve início em Março com o objectivo de propocionar espaços de conversa
24 de maio, 2011
‘Como combater os incêndios no nosso concelho’ foi o tema da tertúlia que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, promoveu hoje, dia 24 de Maio, no Arco de Baúlhe. Integrada no âmbito de um ciclo de ‘Conversas com princípio e fim’, esta iniciativa contou com a presença de meia centena de alunos que frequentam o 3º Ciclo da Escola Básica do Arco de Baúlhe.
Acompanhados pelos professores, os jovens ficaram a conhecer um pouco mais sobre a actividade dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, assim como os meios utilizados no combate aos incêndios e a sua organização no teatro de operações. Os períodos considerados críticos, as épocas e os procedimentos para a realização de queimadas, assim como, alguns cuidados a ter em caso de incêndio e o que fazer para proteger a floresta, foram igualmente aflorados no decurso desta iniciativa que captou a atenção dos presentes e registou grande participação.
No final os jovens tiveram oportunidade de verificar in loco quais as funcionalidades de uma das viaturas de combate rápido a incêndios que aquela corporação possui.
Os bombeiros ‘destacados’ para esta iniciativa ofereceram ainda, aos professores e alunos, material informativo diverso.
Este foi o segundo tema abordado no âmbito deste Ciclo de Tertúlias, que teve início no mês de Março com o objectivo de propocionar espaços de conversa, informais, em torno quer de assuntos de interesse para a comunidade, quer da abordagem de diversos livros dando a conhecer a obra não se de ilustres escritores, como de autores locais e sensibilizando a população em geral e a escolar em particular para temas actuais, capazes de despertar o seu interesse.
Fomentar o gosto pela escrita e pela leitura é um dos principais objectivos da Câmara Municipal que através da Biblioteca promove este tipo de iniciativas que não só dinamizam os equipamentos culturais e educativos do concelho como proporcionam espaços de conhecimento, reflexão, partilha e debate.