Conferência sobre Valorização da Floresta destaca gestão comunitária
Iniciatica decorreu no auditório da Casa do Tempo
28 de novembro, 2025
A Associação de Agrupamentos de Baldios de Cabeceiras de Basto promoveu hoje uma conferência dedicada à Valorização da Floresta, que decorreu no auditório da Casa do Tempo. O evento reuniu especialistas, técnicos e representantes de entidades ligadas à gestão florestal, com o intuito de debater o futuro dos territórios comunitários e os seus ecossistemas.
Participaram nesta iniciativa o presidente da Câmara da Municipal, Manuel Teixeira, que, na oportunidade, elogiou o trabalho da Associação de Agrupamentos de Baldios e do seu representante António Fernandes, sublinhando que “este território tem dado passos firmes na gestão comunitária da sua floresta”. O presidente da Câmara destacou ainda a evolução da parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), referindo que “esta relação (…) hoje, felizmente, é marcada por cooperação, transparência e corresponsabilidade”.
Manuel Teixeira disse que falar da floresta e dos baldios em Cabeceiras de Basto “é falar de identidade, de responsabilidade e, sobretudo, de futuro”, reforçando a importância da colaboração entre comunidades, autarquia e administração central. A Associação de Agrupamentos de Baldios, criada em 2019, é uma Organização de Produtores Florestais que apoia a gestão integrada dos baldios e promove o desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios comunitários.
A conferência abordou temas essenciais para a valorização dos baldios do concelho, começando com uma sessão sobre Serviços de Ecossistemas, seguida de uma apresentação sobre a Multifuncionalidade dos Territórios Comunitários, ambas a cargo da Associação de Agrupamentos de Baldios. O programa contou, ainda, com a apresentação da situação atual dos Mercados de Carbono e Biodiversidade pela Antarr Sustainable Productive Forest, enquanto a CERNA explicou os Benefícios da Certificação Florestal.