Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Conferência sobre Valorização da Floresta destaca gestão comunitária

Iniciatica decorreu no auditório da Casa do Tempo

28 de novembro, 2025
Conferência sobre Valorização da Floresta destaca gestão comunitária
A Associação de Agrupamentos de Baldios de Cabeceiras de Basto promoveu hoje uma conferência dedicada à Valorização da Floresta, que decorreu no auditório da Casa do Tempo. O evento reuniu especialistas, técnicos e representantes de entidades ligadas à gestão florestal, com o intuito de debater o futuro dos territórios comunitários e os seus ecossistemas.
Participaram nesta iniciativa o presidente da Câmara da Municipal, Manuel Teixeira, que, na oportunidade, elogiou o trabalho da Associação de Agrupamentos de Baldios e do seu representante António Fernandes, sublinhando que “este território tem dado passos firmes na gestão comunitária da sua floresta”. O presidente da Câmara destacou ainda a evolução da parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), referindo que “esta relação (…) hoje, felizmente, é marcada por cooperação, transparência e corresponsabilidade”.

Manuel Teixeira disse que falar da floresta e dos baldios em Cabeceiras de Basto “é falar de identidade, de responsabilidade e, sobretudo, de futuro”, reforçando a importância da colaboração entre comunidades, autarquia e administração central. A Associação de Agrupamentos de Baldios, criada em 2019, é uma Organização de Produtores Florestais que apoia a gestão integrada dos baldios e promove o desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios comunitários. 

A conferência abordou temas essenciais para a valorização dos baldios do concelho, começando com uma sessão sobre Serviços de Ecossistemas, seguida de uma apresentação sobre a Multifuncionalidade dos Territórios Comunitários, ambas a cargo da Associação de Agrupamentos de Baldios. O programa contou, ainda, com a apresentação da situação atual dos Mercados de Carbono e Biodiversidade pela Antarr Sustainable Productive Forest, enquanto a CERNA explicou os Benefícios da Certificação Florestal.
Conferência sobre Valorização da Floresta destaca gestão comunitária
Scroll