Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Esclarecimento sobre a Régie Cooperativa Basto Vida

Comunicado à população

24 de novembro, 2025
Esclarecimento sobre a Régie Cooperativa Basto Vida
Como é do conhecimento geral, este executivo municipal iniciou as suas funções a 25 de outubro. Logo no primeiro dia útil seguinte, quisemos reunir de imediato com a então Presidente da Basto Vida, para procurarmos solucionar a paralisação da UCC. A reunião só ocorreu a 30 de outubro, momento em que fomos confrontados com obras paradas e com o pedido de demissão verbal da Sr.ª Presidente.
Agimos de imediato: desbloqueámos o arranque das obras - previstas para duas semanas, mas concluídas em apenas uma -, e no primeiro fim de semana de novembro encontrámos um nome para assumir a Presidência da direção da Basto Vida. 

Iniciámos também contatos com os vereadores da oposição, que deram o seu aval de forma verbal para esta nomeação. 
No entanto, a formalização oficial só pôde acontecer na reunião da Câmara Municipal de 14 de novembro, sendo depois necessária a sua validação em Assembleia Geral da Régie Cooperativa Basto Vida.

A situação era especialmente delicada porque parte dos órgãos sociais estava demissionária e não existiam cooperantes suficientes para substituição, deixando a Basto Vida praticamente bloqueada.

Sem Mesa da Assembleia Geral em funções, não era possível validar a nova indicação do Município.
Salientamos que só podem fazer parte dos órgãos sociais os cooperantes da mesma. 

Perante isto, sensibilizámos os elementos demissionários para a importância de manter a instituição a funcionar e, assim, foi possível realizar a Assembleia Geral dentro dos prazos mínimos legais – a 20 de novembro – permitindo, desta forma, avançar com os procedimentos bancários indispensáveis ao pagamento de salários, processo que esperamos concluir esta semana.
Toda a situação foi explicada aos funcionários, que demonstraram total compreensão, e foram encontradas soluções provisórias legais para quem tinha obrigações urgentes.

Lamentamos a divulgação de informações deturpadas, que não refletem o trabalho sério e dedicado que temos desenvolvido para garantir a operacionalidade da Basto Vida. 

Damos nota, desde já, que estamos e sempre estaremos disponíveis para garantir a total transparência da gestão do Município, tanto aos munícipes, bem como a todos os órgãos de comunicação social que queiram aferir a veracidade das suas notícias com todas as partes envolvidas.

Permanecemos totalmente disponíveis para prestar todos os esclarecimentos necessários.
Scroll