Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Cantigas de S. Martinho aqueceram tarde de animação no Arco de Baúlhe

Tarde de grande animação com a presença de centenas de tocadores e cantadores do concelho

17 de novembro, 2025
Cantigas de S. Martinho aqueceram tarde de animação no Arco de Baúlhe
Realizou-se ontem, 16 de novembro, no Pavilhão Gimnodesportivo do Arco de Baúlhe, o 24.° Encontro de Quadras de S. Martinho, um evento organizado pelo Município de Cabeceiras de Basto. Participam neste encontro 23 grupos de cantadores ligados a instituições, associações e coletividades concelhias.
Espaço de Convívio e Lazer de Painzela; Rancho Folclórico “Os Camponeses de Arosa”; ECL de Cabeceiras de Basto; Grupo Rasga o Fole; Academia de Música de Cabeceiras de Basto; Grupo Coral de S. Martinho; Associação de Cantares Amigos de Cabeceiras; Grupo de Jovens S. João Paulo II; Amigos das Concertinas Águias de Painzela; Rancho Folclórico São Martinho Arco de Baúlhe; Unidos pela concertina de Cabeceiras (S. Nicolau); Grupo de Cantares Nuno Alvares de Pedraça; GAP – Grupo de Animação Popular; As Lavradeiras de Chacim; ECL de Arosa; Mulheres de Bucos; Cavaquinhos da Raposeira; 1.º Companhia de Cabeceiras de Basto; ECL de Passos; Grupo S.D.F. de Cabeceiras de Basto; Grupo Folclórico S. Nicolau Cabeceiras de Basto; ECL de Refojos; Grupo Cultural de S. Frutuoso de Arosa - foram os grupos participantes.

Uma tarde de grande animação, que contou com a presença de centenas de tocadores e cantadores do concelho. 

O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Manuel Teixeira, participou nesta iniciativa, fazendo-se acompanhar do presidente da Assembleia Municipal, Manuel Sá Nogueira. Marcam igualmente presença vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia, entre outros autarcas do município, representantes do movimento associativo cabeceirense e população em geral. 

Reviver a tradição, estimular a defesa do património cultural e promover a recolha e recriação das cantigas populares foram os objetivos deste evento, onde se atribuiu a todos os grupos participantes um prémio no valor de 150 euros.

No final dos cantares de S. Martinho, os autarcas presentes neste evento procederam à entrega de certificados a todos os grupos participantes.
Cantigas de S. Martinho aqueceram tarde de animação no Arco de Baúlhe
Cantigas de S. Martinho aqueceram tarde de animação no Arco de Baúlhe
Scroll