Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Vereadora no encerramento da exposição «Re/Conhecer Helena Cardoso»

Exposição preveligiou trabalho desenvolvido pelo grupo Mulheres de Bucos da Casa da Lã

12 de novembro, 2025
Vereadora no encerramento da exposição «Re/Conhecer Helena Cardoso»
A vereadora da Cultura, Laura Magalhães, participou ontem de manhã, 11 de novembro, no encerramento da exposição “Re/Conhecer Helena Cardoso” que esteve patente ao público na Casa da Cultura. Designer com um percurso incontornável, Helena Cardoso trabalha há 15 anos com o município de Cabeceiras de Basto na preservação do ofício da lã, habilmente executado pelas Mulheres de Bucos na Casa da Lã, na freguesia de Bucos. 
Esta mostra – a segunda de uma série de apresentações – apresentou artefactos, fotografias de peças produzidas e textos de vários investigadores, assim como testemunhos de colecionadores, utilizadores das peças e pessoas das regiões onde foram desenvolvidas.

Privilegiou-se nesta exposição o trabalho desenvolvido pelo grupo Mulheres de Bucos da Casa da Lã. E foi a partir deste trabalho desenvolvido na Casa da Lã, com a colaboração da designer Helena Cardoso, que se procurou refletir sobre novas formas da comunidade valorizar o seu quotidiano e o seu território.

Nesta iniciativa marcaram, igualmente, presença a autora Helena Cardoso; Isabel Fernandes, diretora do Museu das Terras de Basto; Maria Bruno Néo, designer, professora e investigadora; Hugo Maia, arquiteto; Isabel Bourbon, designer e fundadora do projeto Oiá; Diana Vieira da Silva, arquiteta, designer e investigadora; as Mulheres de Bucos e, ainda, uma turma do IEFP.

Na oportunidade, a vereadora Laura Magalhães considerou que esta mostra permitiu revisitar um percurso notável de mais de 40 anos no mundo da criação, inspirado pelas tradições têxteis do Norte de Portugal e pelo talento de Helena Cardoso. A sua dedicação à valorização do trabalho das artesãs, sobretudo das Mulheres de Bucos, transformou vidas e enriqueceu o património cultural do nosso concelho.

Laura Magalhães agradeceu à designer pelo trabalho e partilha pelo seu valioso legado, à equipa que tornou possível esta mostra, às artesãs que continuam a tecer a nossa identidade, e aos visitantes que, connosco, reconheceram a relevância da tradição, da criatividade, da inovação e do futuro.
Vereadora no encerramento da exposição «Re/Conhecer Helena Cardoso»
Scroll