O Serviço Municipal de Proteção Civil de Cabeceiras de Basto dinamizou na manhã de quarta-feira, 5 de novembro, na Escola Básica Prof.ª Filomena Mesquita, uma ação integrada no âmbito do Exercício Público “A Terra Treme”, iniciativa de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Crianças e jovens do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto participaram nesta iniciativa onde, durante 1 minuto, executaram os “três gestos que salvam” – baixar, proteger e aguardar.
Depois de uma breve apresentação, onde se explicou às crianças quais os gestos que salvam, estas foram convidadas a assistir a um filme infantil de sensibilização alusivo à temática.
Já na companhia d'O Basto Guardião, todas as crianças, professores e auxiliares puseram em prática os ensinamentos obtidos, baixando-se, protegendo-se e aguardando.
“A Terra Treme” é um exercício nacional que tem como principal objetivo capacitar a população ensinando a saber como agir em caso de sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.
Mais informações:
www.aterratreme.pt