Presidente da Câmara reúne com responsáveis dos CTT
Acordado que os CTT procedam à entrega da correspondência até ao final deste ano
7 de novembro, 2025
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto reuniu, a seu pedido, com a chefe dos carteiros, Cristina Sousa, e com o responsável pela distribuição do posto dos CTT local, José António Teixeira. No encontro foi abordada a situação relativa ao elevado número de devoluções de correspondência que se tem verificado no concelho.
Segundo os responsáveis dos CTT, estas devoluções resultam do cumprimento de diretrizes internas que exigem que a correspondência apresente determinados requisitos para ser entregue.
O presidente da Câmara sensibilizou os CTT para a necessidade de permitir um período de adaptação, dando tempo aos cabeceirenses para procederem às devidas correções.
Nesse sentido, ficou acordado que, até ao final deste ano, os CTT comprometeram-se a proceder à entrega da correspondência mesmo quando não cumpra integralmente todos os requisitos, desde que o local esteja acessível e não coloque em causa a integridade da correspondência.
Contudo, a partir do início do próximo ano, será devolvida toda a correspondência que não cumpra os seguintes critérios obrigatórios:
- Morada completa, incluindo rua, número de porta e código postal correto;
- Número de porta visível no exterior;
- Caixa de correio acessível pela via pública.
Em caso de dúvida sobre como proceder, os munícipes devem contactar a sua Junta de Freguesia, que prestará o devido apoio.