Cabeceiras de Basto evocou Dia do Município em sessão solene
Foi ainda apresentado à população o novo Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios
29 de setembro, 2025
Realizou-se esta manhã, 29 de setembro, Dia de Feriado Municipal, a cerimónia evocativa do Dia do Município, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, momento de grande simbolismo antecedido pelo Hastear da Bandeira que contou com a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.
Nesta cerimónia evocativa participou o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, o presidente da Assembleia Municipal, vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia e demais autarcas do município, o comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, o comandante do Posto da GNR de Cabeceiras de Basto, o presidente e o comandante dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, o coordenador municipal de Proteção Civil, demais convidados e público em geral.
Neste Dia do Município foi apresentado à população o novo Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios (VLCI), viatura comparticipada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em 75 mil euros.
Após a cerimónia pública do Dia do Município, decorreu na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos a missa solene em honra do Arcanjo S. Miguel, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. José Cordeiro, que contou também com os Bispos Auxiliares D. Delfim Gomes e D. Nélio Pita.
Esta tarde, a partir das 17 horas, sai à rua a grandiosa procissão em honra do padroeiro, com 46 andores, maioritariamente de flores naturais, manifestação religiosa que é um dos pontos altos do programa da Festa de S. Miguel e que regista, anualmente, a presença de milhares de visitantes.
A Feira e Festas de S. Miguel 2025 termina amanhã, dia 30 de setembro.