Cortejo Etnográfico trouxe à rua «A Terra, o Povo e a Paisagem»
Feira e Festas de S. Miguel encerra no dia 30 de setembro
27 de setembro, 2025
Cumpriu-se esta tarde, 27 de setembro, em Cabeceiras de Basto mais uma edição do Cortejo Etnográfico integrado na Feira e Festas de S. Miguel 2025 subjugado ao tema “A Terra, o Povo e a Paisagem”. Nesta edição participaram dez freguesias que desfilaram pelas mais emblemáticas ruas da vila de Cabeceiras de Basto.
Pelo palco montado na Praça da República, em frente à Câmara Municipal, passaram a freguesia de Abadim com o tema “Castelo e Pelourinho de Abadim”, o Arco de Baúlhe e Vila Nune com “A Tasca dos Carvalhos e 30 Anos da Tascoela”, Bucos com “A Desfolhada e o Espigueiro de Carrazedo”, Cabeceiras de Basto com “A Loja da Aninhas”, Cavez com a “Desfolhada e Malhada”, Faia com “As Cerejas da Faia”, Gondiães e Vilar de Cunhas com o “Fojo do Lobo”, Pedraça com “Os Pedreiros”, a Freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela com “A Lavoura” e Riodouro com “A Cozinha Tradicional”.
Ao desfile juntou-se o movimento associativo das freguesias com muita música, jogo do pau, entre outras manifestações culturais, emprestando um colorido especial ao evento, que juntou numeroso público ao longo do trajeto até à Praça da República.
Este cortejo etnográfico é o resultado do dedicado trabalho das Juntas de Freguesia, Comissões de Festas, associações e coletividades, entre outros, envolvendo centenas de pessoas de diferentes faixas etárias, com o objetivo de dar a conhecer as tradições mais genuínas desta terra de Basto.
Antecedeu o Cortejo Etnográfico o Encontro de Bombos que este ano juntou dez grupos oriundos do concelho cabeceirense e dos concelhos vizinhos de Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Lousada e de Sanfins do Douro.
O programa de hoje contou, igualmente, com a atuação do Rancho Folclórico e S. Nicolau e com a animação musical “Rasga o Fole” no recinto do Agrobasto.
O grande concerto desta noite estará a cargo do cantor romântico Tony Carreira, no palco do Parque do Mosteiro.
A noite de ontem, sexta-feira, ficou marcada pela realização da Desfolhada Tradicional, no recinto da Agrobasto, com animação musical d’ “Os Trastes”, terminando a noite com a realização do Baile de Outono, evento com maior glamour, que juntou centenas de pessoas no Claustro do Mosteiro de S. Miguel de Refojos. Pelo palco do Claustro passaram a Banda Cabeceirense e os The Ideal Gang.
A Feira e Festas de S. Miguel encerra no dia 30 de setembro.