Conteúdo

Encontro de Leituras promove livros e letras, dança, música e teatro

Programa abrangente e diversificado em diferentes ‘palcos’ do concelho envolveu a população local

6 de maio, 2011
Palestra escritora Conceição Sousa
A palestra com a escritora Conceição Sousa marcou, no dia 2 de Maio, o arranque do ‘Encontro de Leituras I’ promovido pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Emunibasto, Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho e Externato de S. Miguel de Refojos.
Nesta sessão estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, o vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, a presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas, Céu Caridade e ainda a escritora Conceição Sousa.

No decorrer da sessão, o presidente da Câmara, Eng.º Joaquim Barreto, valorizou a iniciativa concretizada através das parcerias que promovem a leitura e os hábitos de leitura.

A iniciativa pensada para todos os gostos é para o autarca “uma garantia de participação”.

O vereador da Cultura, Dr. Domingos Machado, enalteceu o Encontro de Leituras que pretende envolver, sobretudo, os jovens em iniciativas lúdico-pedagógicas que valorizam a leitura e a escrita.

A escritora vimaranense Conceição Sousa deu a conhecer, durante a palestra que decorreu na Casa da Cultura, a sua poesia e os motivos que a levam a escrever, como é o caso, dos afectos, do amor e da família.

Segundo a autora, a escrita dá-lhe “tranquilidade”, sendo ainda o “registo do seu estado de alma”.
A escritora que se identifica com Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner e Miguel Torga declamou alguns versos da sua poesia, a que se associaram alguns elementos da plateia.

Já no dia 5 de Maio, dezenas de alunos do 1.º ciclo participaram no espectáculo musical ‘A Fada Oriana’, uma iniciativa promovida pelo Clube de Teatro de RECONTOS no âmbito da Semana da Leitura.

A animada encenação desenrolou-se em quatro actos, deixando como mensagem: “A leitura é a porta para a descoberta de novos conhecimentos”, por isso, “não se esqueçam de ler!”

Uma palestra sobre poesia esteve também em destaque no âmbito do I Encontro de Leituras de Cabeceiras de Basto. Proferida pelo professor Joaquim Jorge Carvalho, a palestra decorreu no Centro Escolar Dr. Padre Joaquim Santos, na presença de 90 alunos. “Que palavras usamos para dizer ISTO quando não há palavras?” foi o tema em análise durante a sessão, muito animada e participada pelos jovens estudantes.

A Praça da República de Cabeceiras de Basto acolheu, esta semana, vários workshops de dança inseridos também no âmbito da programação do Encontro de Leituras de Cabeceiras de Basto. A iniciativa aberta a toda a comunidade escolar deu a conhecer os diferentes estilos de dança, desde o merengue ao kuduro, passando pelos estilos mais clássicos. O movimento associou-se assim, à semana dedicada à Leitura que termina dia 7 de Maio, com mais actividades.

As acções Natureza Cultura, a promover no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, pelas 16h00m, a palestra sobre a narrativa a levar a efeito, pelas 21h30m, pelo Prof. Joaquim Jorge Carvalho na Casa do Povo do Arco de Baúlhe, subordinada ao tema ‘Biografia de uma narrativa: Era uma vez uma ideia’, assim como, ‘Viagem Literária’ e o musical ‘À minha maneira’ tem lugar na Casa do Povo do Arco de Baúlhe.

Enquanto isso, mas no Auditório do Mercado Municipal, em Cabeceiras de Basto, o musical ‘A Fada Oriana’ e o concerto jovens cabeceirenses apresentam-se em palco, a partir das 21h30m, encerrando desta forma, um programa abrangente e diversificado que durante a semana colocou em destaque a poesia, os workshops, o teatro, os concursos, a música, o cinema, as exposições e a Feira do Livro, em diferentes ‘palcos’ do concelho e envolveu a população local.
Workshop de dança - Praça da República
Teatro - Felizmente há Luar
Palestra sobre poesia - J.J.Carvalho
Musical «A Fada Oriana»
Palestra escritora Conceição Sousa
Scroll