Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Exposição «Trama da terra: seda e linho» para visitar até ao final de agosto

Exposição na Casa Municipal da Cultura entrelaça fotografia, vídeo e arte têxtil

4 de julho, 2025
Exposição «Trama da terra: seda e linho» para visitar até ao final de agosto
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, e a vereadora Carla Lousada marcaram esta tarde, 4 de julho, presença na inauguração da exposição “Trama da terra: seda e linho”, que resultou de uma residência artística com as artistas Cindy Steiler e Monica Santos, inserida no programa Experimentar o Têxtil, promovido pela bienal Contextile em parceria com o Município de Cabeceiras de Basto e a DGArtes.
Organizada em colaboração com João Ferreira da SEDA PORTUGAL e Fátima Mota, artesã que se dedica à arte do linho, a mostra pode ser visitada até ao dia 30 de agosto na Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto.

Participaram também nesta iniciativa as Mulheres da Casa da Lã de Bucos, Joaquim Pinheiro, curador da exposição, técnicos do município, entre outros convidados e público em geral.

“Trama da terra: seda e linho” entrelaça fotografia, vídeo e arte têxtil com o património da produção de seda e linho em Cabeceiras de Basto. Através de narrativas visuais e táteis, revela os ritmos do trabalho rural e o saber transmitido entre gerações. Ecos da tradição surgem em cada fio e gesto, revelando a profunda ligação entre matéria, paisagem e comunidade.

Experimentar o têxtil é um projeto desenhado pela bienal Contextile para o território do Vale do Ave, com o propósito de ligar as diversas realidades do têxtil entre si e ligar os públicos e as comunidades aos processos de criação em torno do têxtil.
Scroll