Cabeceiras de Basto leva comerciantes, produtores e artesãos para o universo online
Projeto «Bairros Comerciais Digitais - Cabeceiras Emotion Street» foi apresentado aos empresários
23 de junho, 2025
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, participou no passado dia 18 de junho na apresentação do projeto “Bairros Comerciais Digitais - Cabeceiras Emotion Street”, sessão que juntou na Casa do Tempo vereadores e outros autarcas, empresários e população em geral.
Na sessão de apresentação marcaram igualmente presença José Mendes, em representação da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto; Márcia Barros, chefe da Equipa Multidisciplinar de Serviços de Fundos Comunitários e Planeamento Estratégico do município de Cabeceiras de Basto; e Francisco Salgueirinho Moreira, Gestor Territorial do Programa Acelerar o Norte.
Na oportunidade, foi apresentado ao público o projeto de uma forma mais detalhada, com o intuito de serem prestadas todas as informações e esclarecidas as dúvidas existentes.
O Bairro Comercial Digital tem como principais objetivos “a promoção do ecossistema comercial de Cabeceiras de Basto; a estimulação da inovação tecnológica; a valorização da sustentabilidade ambiental; a defesa e promoção da inclusão, bem-estar social e coesão territorial; e a formação e capacitação da comunidade local.
A melhoria da modernização e atratividade da zona do comércio e serviços de proximidade; a criação de identidade e imagem comum do Bairro Comercial Digital; o aumento das vendas e das receitas do comércio local, em particular pelo aumento das vendas online; e dar visibilidade ao Bairro Comercial e aos seus estabelecimentos, em particular pela sua presença online, são os objetivos específicos deste projeto.
Com a revolução digital do comércio local, Cabeceiras de Basto traz, assim, os seus artesãos, produtores e comerciantes para o universo online.
O município de Cabeceiras de Basto é o líder do consórcio que tem como copromotor a Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto. Trata-se de um projeto aprovado no âmbito de uma candidatura apresentada ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Recorde-se que o contrato de consórcio para a implementação do Bairro Comercial Digital foi assinado em fevereiro passado, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pelos representantes da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto e da Basto Empreende.
O contrato contempla um investimento de 750 mil euros, a concretizar neste ano de 2025.
O centro da vila de Cabeceiras de Basto é a área estratégica do Bairro Comercial Digital que espera poder abranger mais de 200 empresas, designadamente estabelecimentos de comércio de bens e serviços e ainda as empresas HORECA (hotéis, restaurantes e cafés). Através de uma plataforma própria, os empresários terão oportunidade de promover e vender os seus produtos e serviços.
“Mais do que um bairro digital, uma comunidade conectada, sustentável e preparada para o futuro”.