Feira do Vinho Verde superou todas as expectativas
Programa incluiu animação diversificada, música ao vivo, folclore, workshops e showcooking
23 de junho, 2025
Chegou ao fim a 4.ª edição da Feira do Vinho Verde e dos Produtos Locais de Cabeceiras de Basto, certame que encerrou com um saldo muito positivo, superando todas as expectativas, quer em termos da dinamização económica, quer em termos da afluência de público ao recinto da feira. Um verdadeiro sucesso que juntou um mar de gente na Praça Neuville-sur-Sâone, junto ao Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos.
A Feira do Vinho Verde, que se realizou entre os dias 20 e 22 de junho, consolidou-se ano após ano com o objetivo de promover os vinhos verdes da região, a gastronomia típica, o turismo e o património cultural.
Nesta edição participaram 40 produtores/expositores, incluindo dez produtores de vinho verde, produtores hortícolas, vários espaços dedicados à promoção da gastronomia local, artesanato e produtos agroalimentares.
O programa incluiu animação diversificada, como música ao vivo, folclore, workshops e showcooking, proporcionando uma experiência completa aos visitantes, cujo momento alto, em termos de animação musical, foi a atuação do artista Buba Espinho, no sábado à noite.
A edição deste ano contou com a presença do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, na inauguração, reforçando-se, assim, o carácter regional e turístico do evento.
“Nós aqui temos um ativo incomparável que é a segurança e depois tudo aquilo que faz o enoturismo: qualidade dos vinhos, gastronomia e paisagens fantásticas, património cultural e pessoas. Esta é uma receita de sucesso”, disse o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, garantindo que a Feira do Vinho Verde “é uma boa aposta”. E rematou: “continuem este trabalho que tem sido excelente. Contem connosco”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, “a Feira do Vinho Verde e dos Produtos Locais é já uma das mais importantes do nosso concelho. É uma marca de Cabeceiras de Basto”, sublinhou, agradecendo a toda a equipa de técnicos do município que trabalhou na concretização deste evento, reconhecendo igualmente todos os produtores e expositores por se associarem à feira.
A edição 2025 da Feira do Vinho Verde e dos Produtos Locais contou, na abertura oficial, com a presença do edil de Cabeceiras de Basto, do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, o vice-presidente da CCDR NORTE para a Agricultura, Paulo Ramalho, e ainda Beraldino Pinto da CCDR Norte. Estiveram também presentes na inauguração do certame vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia, entre outros autarcas do município e população em geral.