1.º aniversário da Inscrição do Jogo do Pau no Inventário Nacional do Património Imaterial
Programa cultural e desportivo no passado dia 28 de dezembro
30 de dezembro, 2024
No âmbito da inscrição do “Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto promoveu a celebração do 1.º aniversário daquela inscrição com a realização de um programa cultural e desportivo que teve lugar no passado dia 28 de dezembro de 2024.
As comemorações do 1.º Aniversário do PCI tiveram o seu início com a receção aos convidados - Grupos participante do Encontro Nacional do Jogo do Pau – pelas 11h30, no Salão Nobre do Paços do Concelho, onde, para além dos dois grupos cabeceirenses, Abadim e Bucos, estiveram presentes a Associação Desportiva e Cultural do Jogo do Pau Português – Celorico de Basto, o Grupo de Jogo do Pau da Corva – Salto, o Jogo do Pau da Guarda, o Jogo do Pau de Cepães (CCRJC) – Fafe, a Associação Escola de Jogo do Pau do Concelho da Moita e a Escola de Jogo do Pau da Casa do Povo das Quatro Ribeiras – Praia da Vitória\Açores.
Seguiu-se uma visita ao Mosteiro de São Miguel de Refojos e almoço-convívio com todos os participantes.
Durante a tarde decorreu uma visita cultural e turística a alguns pontos de interesse das freguesias de Abadim e Bucos, sempre acompanhados pelos membros das associações que estiveram na base da apresentação da Candidatura da Classificação do Jogo de Pau de Cabeceiras de Basto no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial: a ARDCA - Associação Recreativa, Desportiva e Cultural de Abadim e a Associação Desportiva e Cultural S. João Batista de Bucos.
À noite realizou-se o Encontro Nacional do Jogo do Pau propriamente dito no Pavilhão Desportivo de Refojos, antecedido de animação musical. Este foi o palco escolhido para a apresentação e demonstração, por parte dos grupos participantes, das suas capacidades e habilidades enquanto praticantes da modalidade.
Acompanharam o presidente da Câmara nesta iniciativa o vereador Manuel Teixeira, os presidentes da Junta de Freguesia de Abadim e Bucos, Filipe Basto e Adriano Pereira, bem como membros dos grupos presentes, seus familiares e amigos.
Note-se que foi através do Anúncio n.º 260/2023, a 7 de dezembro de 2023, que a Subdiretora-Geral do Património Cultural, Rita Jerónimo, fez o despacho que foi publicado em Diário da República, a 28 de dezembro de 2023, com a Inscrição do “Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto” no Inventário Nacional do Património.
“A inscrição do Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial reflete os critérios constantes no artigo 10.º do referido diploma, destacando a importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade”, lê-se no referido anúncio.
Foi com muito orgulho e satisfação que a Câmara Municipal acolheu esta notícia que, apesar de algumas dificuldades inerentes a este processo, foi possível concretizar.