Comemorações do 25 de Abril prosseguem em Cabeceiras de Basto
Programa procura agregar várias faixas etárias da população
21 de abril, 2011
O programa festivo das
Comemorações do 25 de Abril, prossegue com a inauguração de uma Exposição subordinada ao tema ‘
O 25 de Abril nas ruas’. Trata-se de uma iniciativa agendada para as 19h30m, na Casa Municipal da Cultura, onde apartir de então, estará patente ao público até ao próximo dia 31 de Maio de 2011, uma colectânea de fotografias de pinturas murais alusivas ao 25 de Abril e cartazes sobre o 25 de Abril, gentilmente cedida pelo Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra.
Maria da Conceição Neuparth (1926 – 2006), foi a autora deste acervo que integra inúmeras imagens, nomeadamente de pinturas murais que encheram as ruas do nosso país de Norte a Sul e que recolheu durante os tempos transformadores que se seguiram à “Revolução dos Cravos”. São alguns desses trabalhos de grande qualidade artística, que agora são apresentados ao público Cabeceirense.
As comemoraçõs continuam pelas 20h00m, com um jantar comemorativo do 25 de Abril, organizado pela ADIB- Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto, entidade co-organizadora deste certame, que tem vindo ao longo dos anos a assinalar a efeméride com um convívio onde habitualmente participam centenas de pessoas para festejar Abril e os valores que esta importante revolução portuguesa encerra.
No dia 22 de Abril, Sexta-feira, o programa festivo avança com a realização de um Concerto de Páscoa, desta feita promovido pela centenária Banda Cabeceirense. Esta iniciativa terá lugar no salão multiusos do mercado municipal, onde se espera a presença de numeroso público.
No dia 25 de Abril, o programa começa cedo, com a realização de provas desportivas, no Parque do Mosteiro. Uma iniciativa da responsabilidade da ADIB, que inicia pelas 9h30m, envolvendo dezenas de crianças e jovens em provas de atletismo. Enquanto isso, pelas 10h30m, decorre no edifício dos Paços do Concelho, o hastear da Bandeira Nacional com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, seguindo-se pelas 10h45m, a sessão solene da Assembleia Municipal, evocativa do 25 de Abril.
A manhã termina com a já ‘tradicional’ corrida da liberdade entre as vilas de Arco de Baúlhe e Cabeceiras de Basto, na qual participam dezenas de atletas provindos não só do concelho, como de diferentes locais do Norte de Portugal. Segue-se a entrega de prémios aos vencedores.
À tarde, a festa segue no Parque do Mosteiro, com um programa de animação musical, no qual está confirmada a presença do Rancho Folclórico de S. Nicolau de Basto e do Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez. Confirmada está também, a actuação do Grupo Musical ‘Os Amigos da Concertina’ e do Grupo de Concertias S.D.F., encerrando desta forma, as Comemorações concelhias do 25 de Abril, que tiveram início no dia 16 com um concerto de órgão de tubos na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos e prosseguiram no dia 17 de Abril, com um Encontro de Cantigas da Liberdade, que decorreu em Cavez, onde marcaram presença 23 grupos, em representação de outras tantas colectividades que animaram a tarde, enaltecendo os valores de Abril e proporcionando grande animação às centenas de pessoas presentes.
Este programa, abrangente e diversificado, promovido pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, com o apoio da Emunibasto, da ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto e dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, tem como principal objectivo agregar várias faixas etárias da população em torno de uma data de grande significado para os portugueses.