Turma do 4.º ano do Arco de Baúlhe vencedora de concurso intermunicipal promovido pela CIM do Ave
Vencedores representar a região do AVE na final, o IV Evento Nacional, 17 de junho em Gondomar
16 de maio, 2025
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto felicita a turma B5 do 4.º ano da Escola Básica do Arco de Baúlhe, assim como o próprio estabelecimento de ensino e o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto pela vitória no concurso intermunicipal “As Olimpíadas da Cidadania e do Património – 2025” promovido pelos municípios da CIM do Ave.
A turma vencedora que conquistou esta quarta-feira, 14 de maio, o pódio da segunda fase do concurso, que se disputou em Mondim de Basto, vai agora representar a região do AVE na grande final – o IV Evento Nacional – a disputar no dia 17 de junho próximo, em Gondomar.
O evento intermunicipal proporcionou um momento único de intercâmbio entre turmas dos oito municípios da CIM do Ave, partilha de experiências e conhecimentos, permitindo às crianças viverem momentos lúdicos, mas também de aprendizagem, de convívio e de competição saudável.
As Olimpíadas da Cidadania e do Património incentivam os alunos a valorizar o património cultural e a refletir sobre o impacto das suas ações, através de um jogo de tabuleiro online, disponível na Plataforma +Cidadania.
Este concurso tem como principal objetivo despertar nos alunos o interesse pela riqueza cultural da sua comunidade da região da CIM do Ave, mas também pelo património nacional e mundial. Paralelamente, pretende incentivar à reflexão sobre a importância das nossas ações, promovendo valores das diferentes dimensões da educação para a cidadania.
Atingidos que foram os objetivos e graças ao envolvimento de todos, foi possível oferecer aos alunos uma experiência educativa marcante e significativa, que certamente recordarão com entusiasmo.
Trata-se de um projeto cofinanciado pelo Programa Regional NORTE 2030/FSE.