Instalados 12 novos contentores de recolha de óleos alimentares usados
OAU têm elevado potencial de contaminação e devem ser reciclados
8 de maio, 2025
A Câmara Municipal procedeu à instalação de 12 contentores para recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU) em diversos pontos do concelho, com o objetivo de promover a sua reciclagem. A colocação destes recipientes destinados ao depósito/recolha de óleos alimentares foi efetuada em parceria com a empresa Hardlevel, entidade responsável pela recolha, manutenção, limpeza e valorização dos OAU recolhidos.
Foram instalados oleões no Largo Prof. Doutor Luís Vaz, freguesia de Alvite e Passos; no Largo da Serra e na Rua do Souto, freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune; Rua Dr. Francisco Meireles, freguesia de Cabeceiras de Basto; Rua Camilo Castelo Branco, em Cavez; Rua de S. Tiago na Faia; Rua D. Afonso Henriques em Pedraça; bem como na Rua de Santa Maria Maior, Rua Professor Emídio Guerreiro, Rua Agostinho Moutinho, Rua de Chacim e Rua Venâncio Gonçalves Pereira, na freguesia de Refojos de Basto, Outeiro e Painzela.
O óleo alimentar e azeite usados devem ser colocados em garrafas de plástico limpas e colocados nos oleões agora instalados. Posteriormente, os óleos serão reciclados e utilizados para a produção de biodiesel, um combustível considerado importante na redução das emissões de dióxido de carbono.
Os OAU são resíduos resultantes da confeção de alimentos e, devido à sua complexidade e elevado potencial de contaminação dos recursos hídricos, é crucial a sua separação e encaminhamento para tratamento adequado, pois trata-se de resíduos domésticos com maior potencial poluente. Estima-se que um litro de óleo alimentar usado possa poluir um milhão de litros de água se não for encaminhado para o tratamento adequado.
Este projeto enquadra-se na missão do Município de Cabeceiras de Basto, no cumprimento dos objetivos II e III do PERSU 2030, ou seja, promover a recolha seletiva e o tratamento adequado dos resíduos, assegurando a valorização do tratamento dos resíduos urbanos.
O município de Cabeceiras de Basto agradece o contributo de todos nesta missão de reciclar os óleos alimentares usados.