Conteúdo

Cabeceiras de Basto promove Férias de Páscoa Criativas

Inscrições no edifício do Mercado Municipal

5 de abril, 2011
Férias Criativas
‘O Despertar da Criatividade’ é a designação do Programa Especial de Oficinas de Arte e Criatividade que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto vai desenvolver, no período das Férias da Páscoa, para as crianças e jovens deste concelho.
Neste âmbito, durante 9 dias, nomeadamente de 11 a 21 de Abril, a Praça da República, será transformada num cenário de criação e experimentação artística e povoada por diferentes espaços (oficinas) dedicados às crianças e jovens interessados no desenvolvimento da criatividade e na ocupação dos tempos livres.

Este espaço nobre da vila Cabeceirense, estará assim, dividido em três espaços: um para aulas de dança e movimento, outro para criação de fantoches e marionetas e, por fim, outro para jogos dramáticos e construção de histórias.

Os interessados em participar nestas actividades poderão inscrever-se no edifício do Mercado Municipal.

Uma vez inscritos, os participantes serão divididos em equipas de acordo com as idades e terão a oportunidade de percorrer todos os espaços criativos, realizando e experimentando diferentes vivências e experiências artísticas. Cada uma das actividades tem a duração de 50 minutos e pretende-se que, no final do programa, os participantes apresentem os resultados desta experiência.

Durante as férias criativas serão dinamizadas actividades diversas de que se destacam, dança e movimento; jogos dramáticos; construção de objectos poéticos; brincando a construir personagens; a construção do conto e dramaturgias; a máscara e o figurino; histórias da história do Teatro; ler e interpretar; cantigas e lenga-lengas; teatro no espaço público; transformação plástica da Praça numa instalação teatral.

As actividades previstas vão decorrer entre as 14h30 e as 17h30. Os participantes serão acompanhados por monitores e assistentes especializados, na realização das diferentes actividades artísticas que visam essencialmente, divertir, exercitar a criatividade e, ao mesmo tempo, desenvolver importantes componentes educativas tais como a concentração, a coordenação motora, o relaxamento, o gosto pela leitura e pelas artes, a comunicação e a sociabilização.

A organização desta iniciativa é da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, da Empresa Municipal Emunibasto, do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso.
Scroll