Conteúdo

Mais de 700 crianças deram voz aos Reis das Escolas

Grande envolvimento das crianças, pais, professores, educadores e funcionários

17 de janeiro, 2025
Mais de 700 crianças deram voz aos Reis das Escolas
Mais de 700 crianças cantaram esta tarde, 17 de janeiro, os Reis no Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos que foi palco de mais um belíssimo espetáculo musical protagonizado por meninas e meninos do Agrupamento de Escolas do Centro Social de Cabeceiras de Basto.
Trajadas à moda antiga e com as vozes bem afinadas, as crianças cantaram e encantaram o numeroso público que se associou ao evento, interpretando os mais genuínos cantares dos reis.

O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, assistiu a este magnífico evento, acompanhado da vereadora Carla Lousada e da diretora do Agrupamento de Escolas, Céu Caridade, e onde marcaram também presença os coordenadores dos diferentes estabelecimentos de ensino, familiares dos pequenos reis das escolas e público em geral.

A edição 2025 do certame dinamizado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto ficou marcada pelo grande envolvimento das crianças, pais, professores, educadores e funcionários, o que fez desta iniciativa mais um evento de grande sucesso.

Com esta iniciativa, dinamizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, pretende-se reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural, promovendo a recolha e recriação dos Cantares dos Reis por parte das escolas e dos seus alunos.

O XXV Encontro de Cantares de Reis das Escolas contou com a participação de 14 grupos dos jardins de infância e escolas básicas de 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas e também do Centro Social de Cabeceiras de Basto.

A escola Padre Dr. Joaquim Santos trouxe a este encontro os Cantadores dos Reis, os Pastores, os Peregrinos, os Reis Magos e os Mensageiros; a escola Prof.ª Filomena Mesquita os Reizinhos do Cabido, os Gaspares, os Belchiores e os Baltazares; a escola da Ferreirinha – Cavez os Cantadores da Ferreirinha; a escola do Arco de Baúlhe os Reizinhos do Arco e os Romeiros do Arco; a escola de Pedraça os Pedracinhas; e o Centro Social de Cabeceiras de Basto os Pequenos Cantores.

No final, todos os grupos participantes receberam um prémio de participação no valor de 80 euros a utilizar numa livraria/papelaria do concelho.
Scroll